1 CORÍNTIOS 13

1 Coríntios 13
Demetrius Vasconcellos

Até o versículo 3 o texto nos mostra explicitamente que sem amor nada seremos e nada mais tem valor.
Somos como um ruído de um metal, podemos manifestar os dons, podemos ter conhecimento, podemos ter uma fé que pode até mover montanhas, mas se não tivermos o amor nada somos.

Temos uma lista de coisas espirituais, próprias de quem tem uma vida espiritual, mas se não houver o amor, nada disso adianta.

O amor aqui é colocado como a coisa mais importante e todas as outras coisas por mais  sagradas que sejam, se não forem acompanhadas de amor ficam em segundo plano.

Do versículo 4 até o versículo 7 podemos ver as características deste amor e como este amor age.

O Amor é paciente
O Amor é bondoso
Não inveja
Não se vangloria
Não se orgulha
Não maltrata
Não procura seus interesses
Não se ira facilmente
Não guarda rancor
Não se alegre com injustiça
Se alegra com a verdade

7 – Tudo sofre – Se tiver que sofrer, está disposto a sofrer.
      Tudo crê – É um amor que confia.
      Tudo espera – Este amor esperar o tempo que for necessário.
      Tudo suporta – Este amor suporta o que tiver que suportar.

8 O amor nunca perece [nunca acaba, nunca falha] mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

# O homem e sua natureza pecaminosa não pode manifestar este amor, este amor não é um amor terreno, este  amor não pode ser produzido pelo homem, pois este amor é o amor de Deus.

Este amor não é baseado somente em sentimentos e vontades ou cheio de boas intenções , mas é um amor poderosamente prático.

# A cada dia precisamos ter revelação deste amor, pois é neste amor que existimos, é neste amor que está alicerçado a razão de estarmos aqui.

Este é o propósito eterno Deus, pois fomos criados para amar a Deus e sermos amados por Ele. VIVER PARA A GLORIA DE DEUS É UMA RELAÇÃO DE AMOR. Amaras o Senhor teu Deus…

#Como é bom sabermos no que consiste algo. O Senhor nos fala em 1 João que Deus é luz e nele não há trevas em Efésios 5 o Senhor nos ensina no que consiste fruto da luz, em toda bondade , justiça e verdade. Um outro exemplo é em Tiago quando o Senhor nos fala como é a sabedoria que vem do Alto – antes de tudo é pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Em que consiste o Amor ? 

1 João 4.10 – 19

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo. Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor.

Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Romanos 5.8
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

Tudo o que é imperfeito em nós desaparecerá.

11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 

# Há um convite de Deus para um amadurecimento deste amor na nossa vida para que tudo em que vamos pensar, falar, raciocinar e fazer seja com este amor, para que os nossos esforços e dedicação não sejam em vão.  Em II Ts 1.3 Os irmãos de Tessalônica cresciam na fé e o AMOR mutuo aumentava.

12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

Vamos poder ver face a face a razão do nosso viver.

13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

Sabemos da importância da fé, a confiança em quem Deus é e no que Ele diz. A fé nos aproxima de Deus – Precisamos da Fé.

Gálatas 5.5,6

Vocês, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça. Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça, que é a nossa esperança. Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Romanos 5.5

E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. Há uma gloria que em nós será revelada, nós gememos no nosso interior aguardando a redenção do nosso corpo, é nessa esperança que somos salvos.

# Quando O conhecermos da mesma for que somo conhecidos, não vamos precisar mais da Fé, pois a certeza daquilo que se espera não será mais necessária porque não vamos esperar mais, a prova das coisas que não vemos vai terminar, pois o veremos. A esperança terá fim, pois a espera acabou. O que vai permanecer é o eterno amor de Deus. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *