A VIDA DE DAVI (Daniel Fialho)

Vou compartilhar com vocês um testemunho de um homem que animou muito a minha fé, esse homem se chama Davi.

 Parece difícil de acreditar, mas o grande rei Davi, aquele considerado como “segundo o coração de Deus”, compartilha das mesmas dificuldades, fraquezas e situações que passamos ou venhamos a passar. Porém, Davi viveu algo importante em toda a sua vida: ele nunca abriu mão do seu Deus, sempre dependendo dEle e se humilhando em Sua presença.

Para alguns, um elogio ou uma grande vitória pode se tornar um motivo de soberba ou tropeço; para outros, um deserto ou uma decepção pode se tornar uma profunda depressão. Da altivez a autocomiseração talvez possamos encontrar motivos e desculpas para deixar de viver uma vida plena com Deus ou até mesmo desistir dela. No entanto, não foi isso o que Davi fez!

Listo 4 momentos diferentes da vida de Davi que expressam o quanto Davi andou com Deus,  apesar de ser um homem falho como todos nós: 

  • Sua virtude quando jovem – Davi antes de ser Rei na batalha com o maior lutador filisteu. Davi, mesmo pequeno e inexperiente, confia nAquele que o chamou e declara com Fé:

”Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? ” 1 Samuel 17:26

  • Quando pecou – um dos pecados mostrados na Bíblia foi quando Davi cobiça a mulher de outro (Bete-Seba) e adultera com ela. O Senhor envia seu profeta a denunciar o pecado de Davi. Este arrependido declara:

”Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. ” Salmos 51:1,2

  • No deserto – Davi é humilhado e perseguido. Mesmo em meio a muitas perseguições declara:

”Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.

Ele recompensará com o mal os meus inimigos. Destrói-os na tua verdade. Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom, Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos. ” Salmos 54:4-7

  • Davi no final da sua vida – Davi olha para trás e vê tantas conquistas, tantos motivos de alegria, porém, ele sabe que só o Senhor é digno de toda glória em tudo isso:

”Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar. ” 2 Samuel 23:5

Davi não foi um super-homem. O Senhor derrama graça sobre nós a fim de vivermos uma vida para o seu agrado. Essa realidade é para mim e para você! Que sejamos como esse nosso irmão que em qualquer circunstância não venhamos a abrir mão daquilo que é o principal: a nossa comunhão e dependência a Deus bem como a nossa gratidão a Ele!

Estava lembrando desse texto, e me veio à memória o quão grande deve ser a nossa alegria por sabermos que estamos em Cristo! Ele não somente nos deu vida, mas vida em abundância: a vida Eterna!  Se há algum povo nessa terra que deve estar sempre cheio de esperança, esse é o povo de Deus!

Nós não vivemos para um dia morrer, nós já morremos para viver! A vida que há em nós jamais pode ser tirada! A esperança na pessoa de Jesus, a alegria de viver com Ele e para Ele devem estar presentes em todos os nossos dias; em todos os nossos atos. Servimos a um Deus real, o Deus verdadeiro, àquele que é eterno, que é Deus Emanuel! Nada desse mundo pode nos tirar essa viva esperança! Cristo é a nossa esperança eterna!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *