SALMO 105 (Fernanda Fagundes)

O Salmo 105 nos traz tantos ensinos preciosos para a nossa caminhada com Deus. Logo no início exorta-nos a ter um coração grato, buscar o Senhor e a proclamar as suas maravilhas. Lembrar da sua aliança e feitos também está entre os valorosos conselhos do salmo, muito provavelmente, pela nossa forte e antiga tendência em nos esquecermos de tudo que o Senhor já fez por nós e em nós.

Assim como o povo de Israel peregrinou até Canaã, firmados na promessa, hoje também caminhamos em direção à pátria celestial (Hb 11:8-10), assim como eles enfrentaram obstáculos, nós também hoje. Por isso, “lembrai-vos das maravilhas que fez” (Sl 105:5).

Essa analogia que Deus faz é incrível porque é exatamente o que acontece hoje conosco. A Bíblia nos conta que nessa caminhada, “eram eles em pequeno número, pouquíssimos e forasteiros nela; andavam de nação em nação, de um reino para outro reino.” Também andamos em pequeno número na escola, faculdade, trabalho, no nosso dia a dia, em meio a um povo de costumes estranhos aos nossos. Foi difícil para o povo de Israel, ficar armando e desarmando tendas à medida que Deus os fazia avançar. Fiquei pensando que algumas vezes eles devem ter tido vontade de parar, ou pelo menos pensado nisso, de desistir da terra prometida e de criarem raízes, terem um lar onde estavam, uma vida normal.  Mas não podiam, já aspiravam por uma pátria superior, isto é, celestial. Também não podemos parar, aspiramos por essa pátria, avançamos, sabendo que somos nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus!

Nossa maneira de vestir é diferente, o modo de falar, as músicas, as festas, os sonhos, tudo é tão diferente. Por isso,

“amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento…” (I Pe 2:11-12)

Além das diferenças, nessa peregrinação surgem muitos perigos, inimigos e oposições. Mas Deus,

“a ninguém permitiu que os oprimisse; antes por amor deles, repreendeu a reis, dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem toqueis nos meus profetas.” (Sl 105:12-14).

Quantos exemplos, quantas histórias a serem lembradas, que nos animam a perseverar e nos ensinam como bem aconselhou o Salmo 105. Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e até José, vendido como escravo; cujos pés apertaram com grilhões e a quem puseram em ferros, foram homens que provaram a palavra do Senhor, porque aguardavam a cidade que tem fundamento, da qual Deus é o arquiteto e edificador. (Hb 11:10)

Que possamos lembrar e seguir os conselhos citados acima, sabendo que por onde passamos estamos guardados no amor de Deus que nos livra de todo mal e opressão. Cheios de fé. Se preciso for, Ele irá repreender a reis, outras vezes permitirá que nos apertem como foi com José, para que se cumpram todos os seus desígnios a nosso respeito e alcancemos a promessa.

“E conduziu com alegria o seu povo e, com jubiloso canto, os seus escolhidos.” Sl 105:43