CRISTO EM NÓS A ESPERANÇA DA GLÓRIA (Heloísa Miranda)

Uma frase frequentemente surgiu em minhas orações com Deus: “quem sou eu para ser usada por Deus?” ou então aquela clássica: “existem milhares de pessoas, bem mais capacitadas do que eu, por que tem que ser eu?”. Depois de muitas vezes não ter obedecido de primeira, o Senhor me levou a ler o livro de Jonas, e me mostrou que não é só uma historinha para crianças, mas é muito mais.

Independente de nossas falhas, o Senhor não deixa de nos usar para sua glória. Ele é quem nos capacita e o seu Espírito age através de nós. Jonas não obedeceu a Deus na primeira vez. Pelo contrário, ele fugiu. Deus então o levou ao limite de suas forças, até que se arrependesse e obedecesse. No ventre do peixe, Jonas se humilhou e glorificou a Deus. Então o Senhor teve misericórdia e o deu uma segunda chance. E, obedecendo, Jonas pregou a mais de cento e vinte mil pessoas, por mais de quarenta dias. Debaixo do poder de Deus, levou todo o povo de Nínive a se converter do seu mau caminho. O Senhor fez uma grande transformação naquela cidade através de um homem cheio de falhas, que precisou entrar num peixe para obedecer, na segunda vez, a Deus. Porém, mesmo depois das maravilhas que Deus fez dentro do peixe e em Nínive, Jonas irou-se contra o Senhor duas vezes. 

Na segunda vez, quando Jonas se irou por causa da planta que o Senhor fez com que morresse, Deus perguntou a Jonas:

“é razoável essa tua ira por causa da planta? Jonas respondeu: é razoável a minha ira até a morte. Tornou o Senhor: tens compaixão da planta, que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?”
 Jonas 4:9-11

Assim termina o livro de Jonas. Não se sabe o que aconteceu com ele. Mas eu lembrei de tantas pessoas que o Senhor usou para transformarem a minha vida, e hoje nem sei onde elas estão ou como vão suas vidas com o Senhor. Porém, essas pessoas eram cheias de falhas como eu e você, e mesmo assim o Pai as usou para a sua Glória. Quando Ele olha para nós não vê o pecado ou os nossos erros. Ele olha para Jesus, que vive em nós. Então para o Senhor nos usar precisamos nos arrepender dos nossos pecados, nos encher de Jesus, da sua palavra, da comunhão santa com os irmãos, e então Cristo nos torna capazes de sermos usados pelo Senhor e para Ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *