AMAI OS VOSSOS INIMIGOS (Filipe Merker)

Semana de 10 a 16 de janeiro de 2021

Leitura:  Mateus 5.43-48

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” Mateus 5:44

O discípulo é alguém que está decidido a ser um reflexo do amor gracioso de Deus. Na semana passada, aprendemos como o cristão deve reagir ao sofrer ataques. Nesta semana, descobriremos como ele deve agir em relação aos que o atacam: expressando o amor de Deus.

Em primeiro lugar, devemos entender que amar nossos inimigos não significa gostar, ou mesmo concordar com eles. É natural que ataques injustos sejam dolorosos, nos entristeçam e, muitas vezes, exijam um posicionamento, atitude que vemos no próprio Senhor Jesus, que confrontou aqueles que o queriam apedrejar em Jerusalém (Jo 10:32), e em Paulo, que exigiu retratação das autoridade em Filipos (Atos 16:37).

Então, o que significa amar nossos inimigos?

O contexto da passagem nos ensina que amá-los significa tratá-los como Deus nos trata. Odiar os nossos inimigos é virar as costas para a graça que nos alcançou quando éramos inimigos de Deus. É bloquear a fonte do amor imerecido, da qual bebemos todos os dias. O discípulo ama porque é amado e o resultado disso é a glória de Deus.

Nossos conflitos não são sobre nós e nossos sentimentos. São sobre Deus, o Seu amor e a Sua glória. Você lembra como serão chamados os pacificadores? Serão chamados Filhos de Deus. Portanto, é assim que Jesus nos apresenta o desafio do amor: “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai Celestial”.

Existe uma diferença entre ser filho e viver como filho. Há uma chave que nos levará a sermos perfeitos aos olhos do nosso Pai. A chave é aprendermos com Ele a amar como Ele ama.

Jesus resumiu a Lei e os profetas em amar a Deus de todo o coração, alma, força, entendimento, e amar ao próximo como a nós mesmos (Lc 10:27). Portanto, compartilhe com seus irmãos de que forma você tem praticado isso na sua vida e quais áreas ainda precisam ser ajustadas para que você seja uma expressão ainda maior do grande amor do Pai.

Faça download do card e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *