A RECOMPENSA DO DISCÍPULO (José Gustavo)

Semana de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2021

Leitura:  Mateus 6:19-21

“Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” Mateus 6:20

Há uma recompensa de Deus para o discípulo que obedece a Jesus de bom e reto coração. Nos textos que consideramos anteriormente, uma frase muito usada pelo nosso Senhor foi: “o teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. Mas que recompensa é essa? Jesus explica esse assunto mostrando dois lugares onde podemos guardar nossos tesouros.

As passagens anteriores do capítulo 6 revelam um dilema do coração humano ao mostrar que temos uma inclinação natural de viver por aparência e buscar o reconhecimento e o louvor dos homens. Jesus é bem claro ao dizer que os escribas e fariseus, quando agiram assim, “já receberam sua recompensa” (Mt 6.16).

Aqui nessa passagem descobrimos que a recompensa deles é como um tesouro acumulado sobre a terra. O louvor dos homens não dura para sempre. O tempo passa, ele se desgasta e pode até mesmo ser roubado. Todos que buscam esse tipo de tesouro se tornam escravos dele, sempre precisando de mais louvor e reconhecimento.

O reconhecimento e a recompensa de Deus, entretanto, compõem um tesouro guardado nos céus. Jesus não nos explica muito sobre como é esta recompensa, mas uma coisa fica clara para nós: esse tesouro é eterno. Em 1 Coríntios 9, Paulo nos explica que os atletas se dedicam em tudo para alcançar uma coroa que será logo esquecida. Nós, por outro lado, temos a promessa de uma coroa incorruptível, uma recompensa sem fim, diante de Deus.

Dessa forma, ao final da passagem que estamos estudando, mais uma vez somos levados a sondar nosso coração. Por um momento, é como se nosso Senhor Jesus perguntasse a cada um de nós, individualmente: onde está o teu coração? Para sabermos a resposta, devemos procurar o lugar do nosso tesouro. Temos vivido para agradar aos homens ou a Deus?

O tempo da recompensa está chegando, Cristo está voltando. Vamos sondar o que temos considerado mais importante e valioso em nossa vida. Onde temos colocado nosso coração? Temos plantado para a eternidade e buscado essa recompensa celestial que o Senhor nos prometeu? Ore e compartilhe sobre isso com seus irmãos. O Senhor é o maior interessado em colocar nosso tesouro e coração no lugar certo.

Faça download do card e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *