JULGANDO DA FORMA CERTA (Otocar Wondracek)

Semana de 21 a 27 de fevereiro de 2021

Leitura:  Mateus 7:1-5

“Não julgueis, para que não sejais julgados.” Mateus 7:1

O discípulo é alguém que julga usando a medida correta e leva seu irmão ao crescimento. Na passagem que estudaremos essa semana, Jesus inicia uma nova sessão no Sermão do Monte que irá enfatizar os desafios da vida no Reino.

Muitos utilizam esse texto fora de contexto sugerindo que não devemos julgar a ninguém. No entanto, se não queremos ser cúmplices do mal, precisamos, sim, julgar, porém com discernimento. É isso que o Senhor espera de nós, pois, ao fim deste texto, lemos que o desejo de Jesus é “vermos claramente” para ajudarmos a remover os ciscos de nossos irmãos, sem hipocrisia. Por esta razão, ao falar desse assunto, Jesus usa o termo “irmão”, pois não julgamos apenas as coisas que estão erradas neste mundo, mas julgamos também as atitudes daqueles que são discípulos como nós.

Entretanto, o julgamento não é uma arma, e sim uma ferramenta que, nas mãos do Espírito Santo, fará a igreja crescer. O problema não é julgar, mas fazer isso usando o critério errado.

Em Lucas 6, Jesus traz um ensino muito semelhante, dizendo que “com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Qual é a medida do nosso julgamento? Os fariseus tinham o costume de comparar os outros consigo mesmos, mas não percebiam o quanto seus próprios pecados ainda os impediam de ver a Deus. Jesus usa o exemplo de uma “trave” (um cisco) para nos mostrar que nossos pecados não são apenas defeitos. Eles também impedem e limitam a visão que temos de nós mesmos e das coisas de Deus. Eles precisam ser removidos antes de olharmos para os pecados dos nossos irmãos.

Então qual é a medida certa para o nosso julgamento? Cristo é a medida.

Não levaremos nossos irmãos ao crescimento se os compararmos a nós mesmos. Entretanto, se todos estivermos diante do Senhor perceberemos que cada um de nós tem ciscos para serem removidos e, desta maneira, poderemos ajudar uns aos outros.

Julgar não significa apontar os erros, mas apontar para Jesus.

Deixemos que o Senhor sonde nossas vidas. Assim, à medida que tivermos nossas próprias traves removidas, veremos claramente e, em amor, poderemos ajudar os outros a olhar para Ele. Portanto, compartilhe com seus irmãos como, de que forma prática, podemos aplicar isso como Igreja.

Faça download do card e compartilhe.