A PORTA E O CAMINHO QUE CONDUZEM PARA A VIDA (Nilson Ferreira)

Semana de 14 a 20 de março de 2021

Leitura:  Mateus 7:13-14

O discípulo é alguém que deixa tudo para trás e segue a Jesus. A partir deste versículo 13, Jesus está concluindo o Sermão do Monte. Sendo o maior pregador que já existiu, Ele encerra este ensino de forma perfeita, trazendo aos ouvintes três desafios que estudaremos nesta e nas próximas semanas: As duas portas, as duas árvores e os dois fundamentos.

“Entrai pela porta estreita”

Ao encerrar o Sermão do Monte, Jesus nos chama para entrar. Ele mesmo é a Porta que se apresentou diante daquela multidão e ainda hoje se coloca diante de todos com um convite solene: entrai.

Esse convite ressoa a pregação do próprio Senhor Jesus: “arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus”. O reino está tão próximo do ser humano que sua Porta pode ser alcançada apenas pelo bater de um coração arrependido. Como escreveu o autor John Bunyan na história do Peregrino: “a todo que bate, essa Porta se abrirá”.

Mas esta porta é estreita, tão estreita, que exige a entrega de tudo o que temos antes que possamos passar por ela. Nossa justiça própria não nos permite entrar. As coisas do mundo que trouxemos conosco não poderão nos acompanhar para dentro. Assim como os discípulos que, deixando as redes, seguiram a Jesus, nós fomos chamados por Ele para o Seu Reino.

Atrás da porta há um caminho apertado, e a graça de Deus que nos leva a entrarmos é também a graça que nos impulsiona para seguirmos adiante. Aliás, o caminho é apertado, difícil de trilhar, porque é um só e apenas pode ser trilhado do jeito de Deus. Jesus é o caminho e a fonte de graça que nos leva a permanecer nEle em retidão.

A porta e o caminho que temos em Jesus são estreitos, mas a recompensa que nos aguarda é gloriosa. Os largos caminhos desse mundo, com seus prazeres passageiros, levam a humanidade à morte eterna, mas um coração arrependido, que vê em Jesus a única porta e o único caminho, encontrará nEle também a única vida eterna!

Você, que já entrou pela Porta (Jesus), compartilhe com seus irmãos de forma prática como podemos ajudar uns aos outros a permanecermos firmes no Caminho.

Faça download do card e compartilhe.