CONHECENDO DEUS (Otocar Wondracek)

Semana de 25 de abril a 01 de maio de 2021

Ler: Oseias 6:3

Nas próximas semanas estudaremos nas casas: Os Atributos de Deus. Não estudaremos teologia teórica, mas conheceremos o nosso Deus naquilo que o Espírito Santo nos revela em sua Palavra sobre a Sua Pessoa e a nossa relação de intimidade com o Senhor.

“Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Como o amanhecer, a sua vinda é certa” (Os 6:3). Nessa exortação do profeta há uma sujeição e uma aproximação progressiva na intimidade com Deus, consumada na sua vinda. Somos incapazes de cumprir esta palavra com nossa força humana, mas o que olhos naturais não podem ver, nem ouvidos naturais podem ouvir, nem jamais é capaz de penetrar no coração natural, isso Deus preparou para aqueles que o amam, pois o revelou a nós, por meio do Espírito Santo, que consegue sondar até as profundezas de Deus. Nós temos recebido o Espírito que vem de Deus para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. (1Co 2:9,10 e 12)

Como Deus é Espírito (Jo 4.24), só podemos conhecê-lo espiritualmente. Um curso de teologia não nos dá esse conhecimento.

Porque Deus, que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’ ele mesmo resplandeceu em nosso coração [não no intelecto], para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2Co 4:6). Jesus é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser (Hb 1:3). Na sua encarnação, Ele nos revelou o Pai, pois disse: “Se vocês me conheceram, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e têm visto (Jo 14:7). Creiam que Eu estou no Pai e que o Pai está em mim” (Jo 14:11).

Ao lermos a primeira carta de João, veremos como o discípulo que andou com Jesus viu Nele a manifestação da vida de Deus (1Jo 1:2-3) e nos chama à comunhão com Ele. Agora, como filhos de Deus, nos diz que se andarmos Nele, não vivemos mais pecando. E exorta aos que vivem pecando, dizendo que estes não reconheceram Jesus como Deus, em quem não existe pecado (1Jo 3:5) e nem o conheceram (1Jo 3:6).

Olhemos para Jesus! Olhemos seu caráter! Olhemos seus atributos!

O noivo virá. A sua noiva, a igreja, precisa conhecê-lo, para estar preparada para o casamento. Quanto mais o conhecermos, mais expressaremos o seu amor. Se, como igreja, praticarmos os atributos de Deus, certamente testemunharemos ao mundo Sua vida em nós. Cremos que será um tempo de revelações e de ousada proclamação das verdades sobre nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Ao falarmos de cada tema, possamos moldar nosso pensamento e nossa mente ao que é eterno e ver o Senhor manifestando seus atributos em toda a Sua glória.

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor” (Jr 9:23-24). Toda nossa relação com Deus depende desse conhecimento. Não se pode amar, confiar, adorar e servir a um Deus desconhecido.

Somente quando nos entregarmos confiadamente a Ele, o conheceremos de fato e de verdade. Então veremos seus mandamentos como a verdadeira vida. Dessa maneira, “poderemos viver de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda a boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.” (Cl 1:10)

O que podemos fazer de prático neste momento? Sujeitar o conhecimento natural ao conhecimento espiritual, buscar em sua Palavra a revelação dada por Deus e olhar para Jesus que nos manifestou o Pai, e submeter nossas decisões ao Espírito Santo para que nossa vida traga glórias a Deus.

Ao concluir o sermão do monte, que é uma das palavras mais poderosas e diretas de Jesus aos seus discípulos, somos lembrados de que ele espera que sua Palavra esteja presente e seja atuante em cada um de nós, nos transformando à sua imagem.