A GLÓRIA DE DEUS (Demetrius Vasconcellos)

Semana de 16 a 22 de maio de 2021

Ler: Romanos 11.33-36

Entre os atributos de Deus temos a Sua própria glória, pois o nosso Deus é o Deus de toda glória, Ele é glorioso e por todas as Escrituras vamos ver referências a sua glória.

Mas o que significa glória, ou que é a glória de Deus?

Entre tantas definições, glória pode ser definida como presença, algo que tem peso, que tem alto valor e fama. Assim é a glória de Deus. No Antigo Testamento, quando Deus estava presente com Seu povo ou diante de Seus servos, Sua glória era manifesta de diversas formas: como fogo, nuvem, fumaça, pelos Seus seres celestiais O adorando ou pelo resplendor da Sua luz. 

A glória de Deus tem um peso eterno, pois nela estão manifestos todos Seus demais atributos como amor, santidade, poder, luz, soberania…, mas o que mais nos impacta ao meditarmos sobre a Sua glória, é que Deus decidiu que ela seja revelada em forma humana através do Seu Filho Jesus (Jo 1.14). Quando a Palavra – que é Cristo – se fez carne e andou aqui na terra, a glória de Deus se manifestou trazendo luz sobre os homens. Todos os atributos de Deus foram manifestos através da vida e da obra do nosso Senhor Jesus (Hb 1.3).

Sabemos que a humanidade pecou e foi privada desta glória (Rm 3.23), mas o Senhor, pela sua infinita misericórdia e bondade, nos chamou para o Seu glorioso Reino (1Ts 2.12 , 2Ts 2.14), nos resgatando a fim de que vivêssemos para louvor da Sua glória (Ef 1.4 -6).

O Senhor Jesus, que é o Resplendor da glória de Deus, glorificou o Pai completando a obra que recebeu (Jo 17.14). Nós, como seus discípulos, devemos proceder da mesma forma, mesmo diante dos sofrimentos transitórios (2Co 4.1-10, 17-18), pois nossa existência e tudo que somos e fazemos também devem ser para Sua glória (Mt 6.13-16, 1Co 10.31), e a medida que vamos contemplando a glória do Senhor segundo a Sua Imagem, vamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor que é o Espírito (2Co 3.18).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *