ONIPOTÊNCIA, ONISCIÊNCIA E ONIPRESENÇA (José Gustavo)

Semana de 30 de maio a 5 de junho de 2021

Podemos ver os atributos invisíveis de Deus em sua criação (Rm 1.20), mas, acima de tudo, os vemos no Verbo, que se fez carne, se tornou homem e se humilhou, manifestando aos homens todos os atributos de Deus em suas atitudes, como bondade, misericórdia, justiça, etc.

Os três atributos que estudaremos essa semana nos falam de um Deus sem limitações.
Onipotência significa que ele tem todo o poder, que ele pode todas as coisas.
Onisciência significa que ele sabe e conhece todas as coisas.
Onipresença significa que ele está em todos os lugares.

Poucas vezes a Bíblia usa literalmente essas expressões. É mais comum acharmos, por exemplo, a expressão “Deus Todo-Poderoso” do que “Deus onipotente”, mas ambas representam a mesma coisa, e nos remetem aos feitos grandiosos e milagres que Deus fez, faz e fará. Se observarmos melhor os textos que falam desse tremendo poder, descobriremos que Deus se revela a nós dessa forma para que descansemos Nele, já que Ele é quem nos dá a força e o sustento para cumprirmos Sua vontade. 

Mas se o Deus todo poderoso se revela aos filhos que Ele criou e os cuida, por que algumas vezes Ele não faz aquilo que lhe pedimos? Ou porque permite que ocorram situações que nos causem dor? E mesmo havendo uma promessa de Deus em uma determinada situação, porque às vezes ela demora a se cumprir?

Vemos na Palavra muitos exemplos de homens e mulheres que passaram por esse dilema. Conheciam o poder de Deus e o cuidado que Ele tem com seu povo, mas não entendiam por que razão, às vezes, o Senhor não agia como esperavam.

Isto nos remete à onisciência de Deus. Nem sempre o que lhe pedimos é o melhor para nós, ou também pode acontecer de o momento não ser o mais adequado. Deus pode tudo e seus planos não podem ser frustrados (Jó 42.2). Em tempos de tanta insegurança, engano, e injustiça, é muito bom poder confiar no Deus que sabe todas as coisas e qual é o momento certo para que as coisas aconteçam.

A onipresença dá consolo a quem espera no Senhor. Se Ele pode tudo e sabe o que é o melhor, mas eu ainda não vejo o milagre acontecer, posso desfrutar da sua presença constantemente em cada situação, em cada luta, em cada prova e nas muitas vitórias e alegrias. 

Salmo 139:1-12 talvez seja o texto que melhor resume a forma como nosso amado Deus age, demonstrando a perfeita harmonia destes três atributos exclusivos de Deus. Se decidirmos andar e confiar nesse Deus sábio e todo poderoso, Ele vai nos cuidar e nos guiar em todos nossos caminhos. Vamos viver de maneira sobrenatural. Mas, se ainda não temos essa confiança nem experimentamos esse descanso, vamos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a renovar nossa mente, para podermos perceber que a vontade do Senhor é boa, agradável e perfeita (Rm 12). O Deus que nos supre, alimenta e cuida, nos manda andar com ele, ter comunhão com ele, confiar nele, obedecer a sua Palavra de forma simples e, então, descansar assistindo o seu milagre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *