A FIDELIDADE DE DEUS (Moacir Adornes)

Semana de 13 a 19 de junho de 2021

A fidelidade de Deus não é o resultado das suas obras. A fidelidade faz parte de sua natureza, faz parte do seu caráter e expressa seu imenso amor. Deus é fiel (Dt 7.9). O Deus que não mente, quando promete, cumpre. Quando Ele faz uma aliança, Ele é fiel a essa aliança. Por isso, no tempo que temos até a volta do Senhor, precisamos crescer nesse entendimento, para termos um relacionamento seguro com nosso Pai de amor (Tt 1.2; Tg 1.17; Hb 13.8; Jo 16.26-27). 

Esse Deus, santo e fiel em todas as suas Palavras (Sl 145.13), provou seu amor e fidelidade dando seu próprio Filho para que todo que crer Nele tenha vida eterna (Jo 3.16). E o Filho mostra-se igualmente fiel como Sumo Sacerdote diante do Pai (Hb 2.17 e 3.1-2), em nosso favor. 

A fidelidade de Deus é tão grande que Ele nos chama à comunhão do seu Filho (1Co 1.9), para vivermos para sua glória. Paulo diz isso porque, se dependermos de nossa força, vamos falhar. Observemos que Deus não desvia a tentação, quando esta nos atrai (1Co 10.13), mas porque temos comunhão com Ele por meio de Cristo, o Deus Fiel se manifesta nos guardando de toda tentação. Ele está presente com seu amor e sua fidelidade, trazendo poder para vencermos o pecado.

Ele nos chama e nos fortalece, nos guardando do maligno (1Ts 5.24 e 2Ts 3.3). E se ainda assim pecarmos, devemos confessar esse pecado a Deus, que é fiel para nos limpar e restaurar a comunhão com Ele (1Jo 1.9), para sermos mais que vencedores. Ele não desiste da sua aliança.

A Bíblia está repleta de textos que mostram a presença e o cuidado de Deus em qualquer situação, de modo que as lutas e dificuldades não nos impedem de fazer o que lhe agrada (1Pe 4.19). A única coisa que precisamos fazer é entrar nesse descanso, confiando no fato de que Ele é fiel, e que suas promessas se cumprem integralmente em Jesus Cristo (2Co 1.18-20).

Apesar de tudo isso, olhando para nós, seus filhos, e para a humanidade como um todo, vemos como a atitude do homem não é como a de Deus.  Mesmo recebendo do seu amor, muitas vezes somos infiéis, quebrando as alianças que fizemos com Ele. Porém, mesmo diante da infidelidade dos homens, nosso Pai nunca deixou de cumprir o que prometeu (2Tm 2.13).

Que possamos viver na segurança de que esse atributo de Deus se manifesta de forma prática em nossas vidas, seja nas tribulações, nas tentações, nas privações, nas lutas, nas angústias, no perdão, e em tantas outras situações que poderíamos mencionar. 

Compartilhe com seus irmãos momentos em que você já experimentou a fidelidade de Deus em sua jornada de fé.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *