A GRAÇA DE DEUS (Marcelo Cacilias)

Semana de 20 a 26 de junho de 2021

A graça é um dos atributos de Deus que nos beneficia diretamente como Sua igreja. É mediante a Sua graça que temos acesso à justificação e ao perdão eterno.

O valor e o entendimento que nós, discípulos de Jesus, temos a respeito da graça de Deus é proporcional à clareza de como éramos em nosso estado original: escravos do pecado, indignos e culpados. Incapazes de encontrar a salvação por nós mesmos. Mas Deus nos ofereceu um presente, um dom, a Sua Graça! Por ela, nossos olhos foram abertos para vermos quem éramos e onde estávamos.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Ef 2:8

A graça não apenas nos permite acesso à Sua salvação por meio de Cristo, como também pavimenta o nosso caminho de retidão, santificação e boas obras que testificam que somos salvos. É pela graça que Deus nos capacita a sermos como Jesus, servindo e dando a vida um pelos outros. Esta graça é operante em todo verdadeiro discípulo, e isto se evidencia pelos frutos. Sabemos, contudo, que nossas obras são apenas indícios de que somos salvos e que não somos salvos pelas obras. É pela graça, e somente por ela, que somos aceitos por Deus. “Não de obras, para que ninguém se glorie”. Ef 2:9

Logo, nossa salvação glorifica exclusivamente a Deus. Nenhum homem pode adquirir, comprar ou conquistar o favor de Deus. Se pudesse não seria “graça”. “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” Rm 11:6. 

Vivíamos em densas trevas. Uma escuridão tão fechada que não havia nem sequer como procurarmos pela luz sem que ela surgisse a nós soberanamente. Essa é a graça de Deus. Éramos cegos e agora vemos! Aleluia!

Não há como compensarmos a Deus por tamanho favor imerecido. Nada temos a oferecer que Ele, criador de todas as coisas, já não o tenha. 

Como podemos, então, expressar nossa gratidão? Transmitindo essa graça ao vivermos de forma digna. Sendo discípulos e compartilhando da graça para outros também serem alcançados por esse Deus gracioso. Vivendo para a glória de Deus! E renovando diariamente nossa aliança de amor com o Amado de nossas almas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *