A NOVA MANEIRA DE VIVER (Moacir Adornes)

Semana de 25 a 31 de julho de 2021

LER: Efésios 2:1-10

Nascemos em um mundo corrompido pelo pecado, no qual o espírito de Satanás atua nos descendentes de Adão, filhos que herdaram sua desobediência. Por causa desta influência maligna e do pecado que nos acompanha desde o nascimento, todos nós andávamos obedecendo os desejos da carne e sendo guiados por nossos próprios critérios e pensamentos. Essa velha maneira de viver se expressa em pecados e sentimentos resultantes da separação que há entre Deus e o homem pecador. (Ef 2:1-3)

Como única solução para este problema, Deus enviou seu filho Jesus para retirar todos os nossos pecados, levando-os sobre si na cruz, sendo punido em nosso lugar, cumprindo a justiça de Deus e, assim, nos libertando desta velha natureza, nos colocando debaixo de Seu governo, em novidade de vida. (Ef 2:4-6)

Ao nos batizar em Jesus, Deus remove o velho homem que nos mantinha escravizados na independência e na desobediência a Ele, e nos reveste do novo homem que é Cristo (Gl 3:27). Então, Ele nos sela com Seu Espírito Santo, nos fazendo seus Filhos, novas criaturas que agora poderão ser moldadas à imagem do Seu Primogênito (Ef 1:13-14). A partir daí, nesta caminhada com nosso Pai, somos transformados, de glória em glória, em todas as áreas de nossas vidas (2Co 3:18). Nos despimos da velha natureza com as suas práticas e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou.

E como nos despojamos do velho homem? Aplicando em nosso dia a dia, com fé, a verdade de que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus, oferecendo nossos corpos a Ele como instrumentos da Sua justiça e, pelo Espírito, mortificando os feitos do nosso corpo (Rm 6:11-14). E assim, como novas criaturas, experimentaremos o poder da vida ressurreta de Cristo em nós (Fp 3:7-11). Não viveremos mais por nós mesmos, mas Cristo estará vivendo em nós, produzindo os frutos dessa nova vida e glorificando a Deus (Gl 2:19-20).

Compartilhe com seus irmãos as mudanças que você já percebeu em si mesmo desde que abandonou a velha vida e se tornou uma nova criatura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *