A NOVA MANEIRA DE VIVER: MANSIDÃO E DOMÍNIO PRÓPRIO (Luís Carlos Silveira)

Semana de 15 a 21 de agosto de 2021

No texto de Gálatas 5.16-25, o apóstolo Paulo nos fala a respeito da luta da nossa carne contra o Espírito. Somos aconselhados a andar no Espírito, deixando de lado os anseios e desejos da carne e, desta maneira, experimentarmos a maravilhosa condução do Espírito Santo em nossas vidas, aleluia!

Aqueles que vivem conforme Adão, manifestam em suas vidas as obras da carne. O texto que lemos anteriormente nos apresenta essas obras e, dentre elas, temos a “Raiva” e a “Ira”, que são dois sentimentos muito semelhantes e que atentam contra o mandamento de Jesus de amarmos uns aos outros assim como Ele nos amou (João 13.34).

No dicionário, encontramos esta definição para ira: “Intenso sentimento de ódio, de rancor, dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa.” Que sentimento terrível! Como poderia um discípulo de Cristo ter isso em sua vida? 

Em Ef 4:26-27, o apóstolo Paulo nos adverte sobre a linha tênue que existe entre a nossa ira e o pecado, e também nos orienta a não deixarmos virar o dia com resquícios deste sentimento em nosso coração. Quando nos iramos, se não nos arrependermos, estaremos dando brecha ao diabo, e, assim, aquilo que começou em nossos sentimentos pode terminar em graves pecados contra Deus (Sl 37.8).

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. (2Co 5.17)

Damos graças ao nosso soberano Senhor porque em Cristo somos chamados a uma nova maneira de viver, conduzidos pelo Senhor, e podemos expressar em nossas vidas esta nova natureza. Nos despojamos do velho homem com os seus feitos, e nos revestimos do novo (Cl 3:9-10). Podemos agora contemplar a face de Cristo e assim sermos transformados por ele (2Co 3.18). Aquilo que era impossível mudarmos por nós mesmos, em Jesus se torna possível. Tomarmos diariamente nossa cruz nos garante a morte do nosso eu. Os anseios e inclinações que tínhamos para o pecado são eliminados na cruz que carregamos enquanto seguimos Jesus (Lc 9.23).

 O texto de Gálatas 5:21 afirma que aqueles que praticam as obras da carne não herdarão o reino de Deus. Ao contrário deles, aqueles que andam segundo o Espírito não estão mais sob a lei, e agora podem e devem manifestar o fruto do Espírito. Que Deus receba glória e honra através da vida de seus filhos, que amam uns aos outros, amam aos perdidos, amam aos seus inimigos e manifestam por toda a terra o bom perfume de Cristo (2Co 2.15).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *