VIVENDO POR FÉ NO QUE DEUS REVELOU E NÃO BUSCANDO O QUE ESTÁ OCULTO (Moacir Adornes)

Semana de 5 a 11 de setembro de 2021

Mentira é uma manifestação contrária à verdade, cujo objetivo é o engano. A dimensão das consequências de uma mentira podem variar de acordo com o egoísmo ou a maldade empregados ao praticá-la. A mentira é praticada e ac

A Bíblia condena todo e qualquer envolvimento do homem com o ocultismo em qualquer nível, desde “simples” superstições até práticas mais “profundas”, como feitiçaria, bruxaria, contato com os mortos, etc. Mesmo assim, desde o princípio da história humana, vemos esse interesse pelo oculto e pelas práticas que trouxeram consequências desastrosas a pessoas, famílias ou povos inteiros, justamente porque, ao contrário do que pensam muitas pessoas no mundo, o oculto envolve realidades espirituais que o homem não pode controlar.

Mas o que leva o homem a andar por esse caminho de trevas quando Deus, por amor, o proibiu? 

Deuteronômio 29.29 nos diz que as coisas ocultas ou encobertas não nos pertencem. Somente o Senhor Deus detém o pleno conhecimento de todas as coisas. Nós recebemos revelação do que nos permite conhecer a Deus e as realidades do mundo físico que nos cerca, as quais são suficientes para vivermos aqui na Terra. Se o Senhor quiser nos revelar algo mais, inclusive o futuro, ele o fará por meio do seu Espírito Santo, para um fim proveitoso. O problema surge quando queremos chegar nesse ponto por conta própria, sem Deus.

Este é o mesmo problema que gerou o pecado de Adão e Eva no Éden: Adquirir conhecimento de forma independente de Deus, talvez pensando que esse conhecimento dê poder ou controle sobre as situações.

“Quem conhece o futuro certamente tem uma vantagem e se, de alguma forma, puder controlar as coisas e as pessoas, por que não o fazer?”. Assim pensa o homem que busca na feitiçaria aquilo que não consegue pelos meios naturais. Em sua busca por conhecimento e controle, a pessoa que se envolve com práticas ocultas acaba sendo enganada e dominada por Satanás e seus demônios.

Quando nos convertemos a Cristo, esse desejo pelo oculto deve dar lugar à confiança total em Deus, que é a essência da fé. Viver somente no que foi dito e revelado pelo Senhor expressa o quanto cremos e confiamos Nele, e que praticamos com fé o que ele determina. Não saber o que vai ocorrer amanhã não é motivo de medo, pois conhecemos que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele é nosso Pai amoroso e misericordioso, em quem colocamos toda nossa confiança.

Se somos tentados ou atraídos a conhecer coisas ocultas que interagem com o mundo espiritual, devemos pedir, antes de qualquer outra coisa, que o Senhor aumente nossa fé, para vivermos satisfeitos e felizes com aquilo que Ele já nos revelou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *