VENCENDO O PESSIMISMO (Otto Vontobel)

Semana de 12 a 18 de setembro de 2021

O modo de pensar da sociedade atual é dominado pelo pessimismo. Pessimismo é a propensão a ver as coisas em seu aspecto mais desfavorável, um sentimento dominante de que o mal sempre vai prevalecer sobre o bem. Essa mentalidade leva a um desengano e desânimo com relação à vida em geral, à desconfiança em relação às pessoas, e a um sentimento de pena de si mesmo, visto que “tudo sempre dá errado pra mim”. É contagioso e nada acrescenta de bom à vida da pessoa ou da comunidade onde está inserida. 

Sob o ponto de vista espiritual, o pessimismo é o ânimo de quem foi enganado pelas mentiras e intimidações de satanás ao invés de crer nas verdades de Deus. Portanto, a resposta ao pessimismo não é o otimismo ou o pensamento positivo, mas sim a fé e a confiança em Deus! A fé é a resposta adequada ao pessimismo pois nos capacita a ver as coisas como Deus vê e não como as aparências e as circunstâncias nos mostram (2Co 4.17-18; Hb 11.1). Fé é realismo do ponto de vista divino! E a realidade que Jesus nos traz, na qual devemos confiar e declarar, é esta: 

Jesus reina e é soberano sobre tudo o que existe. Ele é o criador e sustentador de todas as coisas, nada escapa ao seu controle (Sl 97.1; Cl 1.16-17; Ap 19.6).

Jesus me ama e ama toda a humanidade. Aquele que sabe ser amado por Deus não pode ser pessimista, pois tem a certeza de seu cuidado. O amor produz confiança e lança fora o medo (Rm 8.32-39; 1Jo 4.18). 

Jesus tem um propósito para mim e tem poder para colocar todas as circunstâncias da minha vida a favor da realização desse propósito. Para Deus nada é imutável, irremediável ou perdido. Ele pode converter situações ruins em situações boas, ou pode usar justamente a situação ruim para cooperar com seu plano maior em nossa vida. Se pararmos um minuto para pensar e recordar tudo o que ele fez por nós veremos que não temos razão para desconfiar de seu poder (Rm 8.28; Ef 3.20-21; Jr 29.11). 

Para vencermos o pessimismo devemos observar algumas atitudes práticas, sendo a primeira delas o arrependimento: devemos reconhecer que o pessimismo desonra a Deus e, portanto, é um pecado. Devemos confessá-lo como pecado e renunciar a ele, adotando uma atitude clara e bem definida de submissão ao senhorio e ao cuidado de Deus. Nossa mente deve estar continuamente disciplinada e conformada à verdade revelada nas escrituras (Dt 6.5-9; Rm 12.2). Resistiremos com firmeza a todo espírito de desânimo, desesperança ou depressão em nome de Jesus (Ef 4.27; Tg 4.7), levando diante do Senhor nossas preocupações e aflições em oração (Fp 4.6-7; 1Pe 5.7). Com nossa boca expressaremos gratidão e louvor a Deus por tudo (Ef 5.20; 1Ts 5.18), declarando sempre as verdades divinas com fé e alegria (Rm 3.4; Ef 6.17). Viveremos relacionamentos fortes com nossos irmãos, relacionamentos que nos aproximam de Cristo e nos animam na fé (Ef 4.15-16). 

Compartilhe com seus irmãos da igreja na casa o que Deus falou a você sobre o pessimismo nesta meditação e encorajem-se a uma vida vibrante de fé e confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *