LIVRES DE VÍCIOS (Eduardo Arakaki)

Semana de 19 a 25 de setembro de 2021

Vício é uma disposição, hábito ou tendência costumeira ao que é mau. Cria dependência mental, física e espiritual. Está relacionado com tudo o que seja prejudicial à saúde física e mental do indivíduo, de sua família ou da sociedade.

Algumas formas de vício são citadas diretamente na Bíblia, como por exemplo o alcoolismo (Pv 23.29-35; Rm 13.13; 2Co 5.11; Gl 5.21; Ef 5.18; Tt 1.7), a glutonaria (Gl 5.21), os jogos de azar por dinheiro, que são uma expressão de ganância e cobiça (Pv 13.11; 1Tm 6.9-10). Com o avanço da iniquidade e do pecado, outras substâncias e práticas viciantes foram surgindo. Hoje encontramos no mundo o tabagismo, o uso de drogas ilícitas e o abuso de drogas lícitas, o abuso do entretenimento e a dependência digital, para dar alguns exemplos.

Ao observarmos estas práticas listadas, podemos notar que mesmo algo lícito (como comer e beber, ou usar de recursos úteis que estão à nossa disposição) pode tornar-se em um vício quando quebra princípios estabelecidos por Deus para nossa conduta. Os princípios mais importantes a considerar são:

– O VÍCIO SATISFAZ AS EXIGÊNCIAS DA CARNE, mas Deus espera que seus filhos vivam no Espírito (Gl 5.16, Rm 8.6-8). Sempre haverá uma busca pelo prazer da carne na prática do vício, mesmo quando esse prazer é autodestrutivo. Mas aquele que se entrega ao governo da carne, que se submete às demandas do corpo, não pode agradar ao Senhor. Deus espera que estejamos sempre sob o governo do seu Espírito que habita em nós, o que nos traz uma vida equilibrada e saudável em todos os aspectos.

– O VÍCIO SUBJUGA A VONTADE E PRODUZ ESCRAVIDÃO, enquanto Deus nos chamou para vivermos em liberdade (Gl 5.1). Nossa vontade, nosso poder de decisão, deve estar sempre no comando de nossa vida para que possamos submetê-la voluntariamente à obediência a Cristo. É comum ouvirmos pessoas viciadas declararem que podem parar com o vício quando e como desejarem, mas isso nunca acontece. A razão é simples: elas estão com sua vontade escravizada, e já não conseguem comandar suas decisões. Somente Deus pode ocupar o trono de nossa vida através da nossa entrega consciente e voluntária.

Que liberdade maravilhosa recebemos em Cristo! Nele há libertação de todos os vícios! Seu nome é glorificado em nós quando dependemos dele em tudo, seguindo a liderança do Espírito Santo. Compartilhe com seus irmãos o que o Senhor fez por você e como o livrou de maus hábitos e vícios mediante a sua Palavra e o seu Espírito! E caso alguém ainda esteja lutando para vencer vícios em sua vida pode confessar e buscar ajuda entre seus irmãos da igreja na casa para, juntos, vencerem no poder do nome de Jesus (Tg 5.16)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *