NÃO DEVOLVER O MAL COM MAL (Demetrius Vasconcellos)

Semana de 26 de setembro a 2 de outubro de 2021

— Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.” Eu, porém, lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a face esquerda. (Mt 5.38-39)

Quão surpresos devem ter ficado os discípulos quando ouviram de Jesus esse ensino! Ao ensinar que um olho ferido seria pago com um olho ferido e um dente quebrado com um dente quebrado, a Lei tinha o cuidado de colocar um limite justo à retaliação de alguém que tivesse sofrido um mal ou uma agressão. Um freio à tendência natural e carnal do homem de revidar com força total e causar ao agressor um dano maior que o recebido. O homem natural retribui o mal com um mal ainda maior.

Entretanto, a conhecida expressão de Jesus “eu, porém, lhes digo”, que vemos no texto acima, sempre apresenta a revelação do padrão divino sobre o assunto. E esse padrão é muito mais alto que a justiça humana, da mesma forma que o céu é mais alto que a terra. Claramente o Pai celestial deseja que seus filhos não devolvam o mal com o mal.

Rm 12.19-21 descreve com mais alguns detalhes esse ensino ao dizer que, se nos vingamos de quem nos feriu, estamos sendo vencidos pelo mal. Se, porém, confiamos que Deus é quem vai tratar de todas as injustiças a seu modo e em seu tempo, e retribuímos com bondade aqueles que nos feriram, então vencemos o mal com o bem e glorificamos nosso Pai celeste. Ele, que recebe diariamente toda sorte de blasfêmias, incredulidade, inimizade e ódio, retribuiu a estes que o maldizem oferecendo o próprio filho sacrificado na cruz em favor de seu perdão, além de sustentar a vida de toda a humanidade fazendo o sol brilhar sobre justos e injustos, sem discriminação (Mt 5.44-45).

Nós não encontraremos em nossa carne a firmeza e a força necessárias para reagir dessa forma. Precisamos viver no Espírito e andar no poder da vida ressurreta de Cristo. Somente vivendo assim, em Cristo, poderemos retribuir aos que nos fazem mal com perdão (Ef 4.32), amor e intercessão (Mt 5.44), bênção (Rm 12.14) e serviço (Rm 12.20). Essa sim é a vontade de Deus para nós.

Vamos compartilhar com os irmãos nossas experiências na prática dessa palavra e vamos orar uns pelos outros, encorajando-nos a olhar para Jesus e imitá-lo em sua atitude! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *