PRINCÍPIOS DAS FINANÇAS (Márcio Nascimento)

Semana de 12 a 18 de dezembro de 2021

Dentro dos princípios da palavra de Deus quanto às finanças, queremos mencionar cinco palavras-chave: ganhar, economizar, pagar, comprar e dar. 

GANHAR (com integridade).

Há fontes aprovadas e reprovadas por Deus, reveladas em sua palavra. 

Fontes aprovadas por Deus: trabalho secular, ordenado pelo Senhor (Gn 3.17, Sl 128.2, 1 Ts 4.11,12); outros suprimentos que o Senhor dá através das pessoas (Fp 4.15-19).

Fontes reprovadas por Deus: depender dos outros, deixando de trabalhar (2 Tessalonicenses 3.10-12); ou bens fáceis de ganhar e muitas vezes de maneira ilícita, como jogos, trapaças, etc. (Pv 13.11).

ECONOMIZAR (sem ambição). Provérbios 21.20.

Não devemos só ganhar e gastar tudo, mas também economizar para uma compra necessária ou uma emergência. 

Muitos não praticam este princípio. São pródigos, gastam tudo e não economizam. Devido a isto, muitas vezes não têm dinheiro para abençoar a outros ou mesmo para comprar à vista o que precisam, e acabam gastando mais, se enredando com apertos e dívidas financeiras. 

PAGAR (com responsabilidade). Romanos 13.8.

Ganhamos e economizamos para pagar nossos compromissos. Não pagá-los é entrar em dívida, e dívida é pecado. Por isso, devemos estar sempre atentos ao nosso orçamento, pagando em dia nossas contas, compras, impostos, etc. 

Devemos honrar nossos compromissos com Deus e com os homens. Devemos sempre obedecer às palavras de Jesus: “Dê a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus” (Mc 12.17).

COMPRAR (sem avareza). Isaías 55.2a. 

Uma vez atendidos os princípios anteriores, quando falamos de comprar, devemos tomar alguns cuidados para não entrarmos em enganos, apertos ou dívidas. Embora vivamos por fé, devemos saber o quanto ganhamos e o quanto gastamos, e, assim, estabelecer nossas prioridades, não gastando no que for desnecessário. Devemos comprar de forma equilibrada, com o recurso que Deus já colocou em nossas mãos, e não com o crédito que bancos e lojas nos oferecem em troca de juros. Também devemos ser humildes e compartilhar nossas decisões financeiras com irmãos de nossa confiança, pois na multidão de conselhos há segurança (Pv 11.14).

DAR (com generosidade). Atos 20.35.

Dar é uma atitude que vai contra o egoísmo do ser humano. 

Em sua palavra, Deus nos diz a quem devemos dar: dar ao Senhor (dízimos e ofertas, 1 Cr 29.14); dar aos irmãos necessitados (At 2.45); dar aos pobres (Rm 15.26); dar aos que esmolam (Mt 6.2-4). 

Temos um Deus generoso que sempre se dá a nós. E nós, como seus filhos, não podemos ser diferentes dele, pois o filho deve se parecer com seu pai.

Você tem sido generoso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *