CUIDADOS NAS FINANÇAS – EMPRESTAR E SERVIR DE FIADOR (Moacir Adornes)

Semana de 19 a 25 de dezembro de 2021

Nas próximas duas semanas, veremos quatro cuidados que o discípulo do Senhor deve ter para preservar sua conduta com as pessoas e glorificar a Deus. Nesta semana, veremos sobre emprestar e servir de fiador. Na semana seguinte, veremos sobre sociedade e impostos.

EMPRESTAREI SÓ SE TIVER CONDIÇÕES (Lucas 6.35)

Se tivermos condições de emprestar, então podemos fazê-lo. No entanto, o Senhor Jesus diz em Lucas 6.35 que devemos emprestar “sem esperar nenhuma paga”. E ele diz a razão para agirmos assim: deixamos de nos assemelhar aos pecadores, que emprestam com interesse de receber outro tanto em troca, e nos assemelhamos ao Pai, sendo misericordiosos como ele.

Obviamente, nós que somos discípulos de Jesus, nunca podemos ficar devendo nada a ninguém (Rm 13.8). Se pedirmos algo emprestado, devemos sempre devolver o quanto antes (Mt 5.25-26; Pv 22.7). 

EVITAREI SER FIADOR (Provérbios 6.1-5; 11.15; 22.26,27)

Não há na Palavra de Deus qualquer recomendação para sermos fiadores. Pelo contrário, ela nos adverte que tal prática é perigosa. Isto é um procedimento dos homens para terem garantia nos seus negócios, mas não faz parte dos princípios de Deus. Por isso é que devemos evitá-lo. Mas se alguém quer ou precisar ser fiador, então aconselhamos que seja de um conhecido e que tenha dinheiro para respaldar seu compromisso, caso o conhecido não cumpra com o seu. Também podem existir outros meios para escaparmos da fiança, por exemplo, garantia caução ou seguro fiança. Neste assunto devemos ser diligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *