DCEC: Romanos – As quatro perguntas de Paulo

Semana de 10 a 16 de setembro de 2023

LER: Rm 8:31-39

Romanos 8 mostra duas verdades sobre aqueles que estão em Cristo: não há condenação e não há separação. Nessa semana, vamos expandir um assunto que encerra um dos capítulos mais importantes da Bíblia: nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

Nesta passagem que vamos estudar, Paulo propõe quatro perguntas fundamentais sobre a salvação e responde cada uma delas de uma forma que não apenas nos ensina, mas nos encoraja a crer.

No versículo 31, lemos: “se Deus é por nós, quem será contra nós”? Deus é por você? Ele deu o seu único e precioso Filho, para que você pudesse ser Seu filho também. Portanto, se Deus deu o seu melhor em Jesus, ele certamente dará o restante daquilo que precisamos, fazendo com que todas as coisas, as fáceis e as difíceis, cooperem para o nosso bem.

No versículo 33, Paulo pergunta: “quem acusará os eleitos de Deus”? Você foi eleito por Deus? A Bíblia diz em Efésios que, em Cristo, fomos escolhidos e eleitos por Deus. Esse é o critério do Pai quanto a eleição: estar em Jesus. Se você está inserido nele por meio da fé, não há acusação ou condenação que possa ser levantada contra a sua vida: Deus já te justificou. Embora nesse mundo tenhamos que enfrentar um inimigo que é nosso acusador, sabemos que nenhuma das suas acusações têm efeito diante do tribunal de Deus: fomos eleitos, justificados e perdoados em Jesus.

No versículo 34, somos questionados: “quem os condenará”? Essa pergunta já foi respondida no início do capítulo: “não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo!” A argumentação de Paulo é simples: o único que teria direito de nos condenar, é o mesmo que intercede por nós diante do Pai. Assim, podemos estar seguros de que, em Cristo, estamos guardados contra toda acusação e condenação.

Por fim, no versículo 35, Paulo pergunta: “quem nos separará do amor de Cristo”? A resposta é clara e objetiva: nada nem ninguém. Em Romanos 5:8, Paulo diz que Deus demonstrou o seu amor por nós em Cristo, quando ainda éramos pecadores. Se ninguém foi capaz de impedir o amor de Deus quando éramos seus inimigos, agora que somos seus filhos, podemos estar certos de que seu amor permanecerá inabalável.

Nada nem ninguém, nenhum poder, nenhuma circunstância, nenhuma força, nenhum inimigo e nenhuma acusação. Mesmo os sofrimentos que atravessamos e as lutas que enfrentamos, nenhuma delas pode nos separar do amor do Pai.

Você se sente amado? Em Romanos 5:5 é dito que o amor de Deus já foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Dedique um tempo do grupo para que cada um possa compartilhar um versículo ou uma experiência que demonstre o grande amor de Deus pela sua vida. Vamos também orar uns pelos outros para que esse perfeito derramar do amor do Pai seja cada vez mais abundante entre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *