No domingo do dia 10/11/2024 nosso querido irmão Guilherme Fanganito compartilhou conosco sobre a nossa “Identidade transformada em Cristo”. De forma muito simples, quando nos convertemos somos chamados para servir e ingressamos em uma batalha na qual o nosso general é Cristo.
A identidade está ligada à nossa identificação, como nos reconhecemos e como somos reconhecidos. Existem muitas coisas que Deus já decidiu e que estão bem claras na Palavra, ao mesmo tempo que existem outras que ele nos deu a liberdade de escolher, como nossa profissão, com quem nos casamos e o que fazemos. Por isso precisamos estar com a nossa identidade bem firmada. Saber quem eu sou me ajuda a saber de onde Deus me tirou e para onde eu estou indo. A identidade é para sabermos quem somos.
Na nossa nova identidade em Cristo temos uma nova herança, não mais uma herança carnal mas uma herança das coisas celestiais e temos um novo propósito de vida e uma nova vida. Temos muito legados fúteis dos nossos pais que devemos largar, por vezes algumas palavras malditas proferidas contra nós por parentes, etc.
Toda cultura e toda herança que não pertencem ao Reino de Deus devem ficar para trás.
Não devemos ficar presos ao nosso passado, apenas lembrando de onde Deus nos tirou, mas devemos progredir e avançar naquilo que Deus nos chamou e o que Ele tem para nós.
Em Filipenses 4:13-14 Paulo afirma que não julga já ter alcançado o alvo, mas uma coisa ele faz, que é esquecer das coisas que ficaram para trás e avançar para as que estão diante dele. Então, meus irmãos, não basta apenas deixar as coisas que ficaram para trás, devemos avançar para as coisas novas que Deus tem para nossas vidas, e como é bom andar e viver na vontade de Deus!
Identidade é diferente de função. Muitas vezes podemos confundir nossa identidade com aquilo que fazemos. Nós não somos advogados, médicos, professores, etc. Isso é o que nós fazemos, é o nosso trabalho. O nosso maior valor está no fato de quem nós somos, na verdade inabalável que é o fato de sermos filhos de Deus. Esta é a nossa identidade. Jesus, após ser batizado o Pai fala “este é meu Filho Amado em quem tenho meu prazer”. Após isso, Jesus foi tentado no deserto, e Satanás atacou sua identidade e Jesus venceu a tentação, pois sabia quem Ele era e utilizou a Palavra de Deus.
Assim como os discípulos, que após terem um encontro com Jesus tiveram seus nomes e identidades alteradas, nós também fomos transformados após termos um encontro com Jesus. Em Mateus 16:15-19 após Pedro afirmar que Jesus era o Cristo, Jesus lhe dá uma nova identidade.
Deus tem muitos nomes diferentes, muitos desses nomes estão ligados ao que Ele é capaz de fazer, como Jeová Rafah, que significa “o Senhor que cura”. A Palavra também fala verdades profundas sobre nós. Somos filhos, herdeiros, co-herdeiros com Cristo, nação santa, sacerdócio real, pedras vivas.
Conhecer nossa identidade em Cristo é fundamental para vivermos plenamente e firmes em nossa fé. Quando compreendemos quem somos Nele — filhos amados, herdeiros de Suas promessas e participantes de Sua missão — passamos a viver com propósito, confiança e esperança, independentemente das circunstâncias. Saber quem somos em Cristo nos dá força para enfrentar desafios, clareza para fazer escolhas e paz para descansar no Seu amor incondicional. Ore ao Senhor e peça para que ele revele onde a identidade de você tem estado firmada, peça a ele que fortaleça sua identidade nele e no que ele falou a respeito de você nas Escrituras.