DCEC: Semana de 12 a 18 de maio de 2025

A família tem sido o centro dos ataques do diabo. Precisamos estar atentos a isso para guardar nossas casas dessas influências que visam destruí-la. Nesse sentido, uma das questões mais importantes na família é a criação de filhos. Para quem estamos criando nossos filhos? Quais os objetivos que temos em relação a eles? Mais importante do que termos um plano, objetivo ou estratégia, devemos buscar o plano de Deus para os nossos filhos. Precisamos seguir sua vontade radicalmente, e o Senhor possui uma vontade para cada família nessa terra.

Uma pergunta importante que devemos nos fazer é “como se criam filhos para Deus?”. Em primeiro lugar, para que filhos sejam criados de acordo com a vontade de Deus, o marido precisa amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25), essa é uma das expressões mais importantes dentro de uma família e, por meio dela, temos um dos fundamentos da criação de filhos. A responsabilidade da criação dos filhos é dos pais, e pais que seguem ao Senhor fielmente se amam um ao outro com o amor de Cristo, eles possuem uma relação de alegria para o Espírito Santo.

Filhos são uma bênção do Senhor, mas por mais bonitinhos que eles sejam, eles nascem em pecado (Salmos 51:5). Filhos não são apenas um fruto do meio em que vivem, eles possuem o pecado no íntimo do seu coração, um coração que possui orgulho, rebelião e egoísmo, todos nós nascemos dessa forma, centrados em nós mesmos, independentes de Deus e egoístas por natureza. Contudo, Deus quer levar os filhos a terem um coração igual ao de Cristo, humilde, manso e cheio de amor. Como se transforma um coração pecaminoso em um coração com estas lindas características? A resposta perfeita está na bíblia e naquilo que o Senhor nos deixou como ensino, ele é nosso mestre e possui a resposta perfeita para esse dilema.

As palavras de Jesus são vida, tudo que vai contra a palavra do Senhor precisa ser tirado fora. Nossos filhos precisam ouvir as palavras de Jesus, seus mandamentos e ordenanças. Eles não precisam ser criados de acordo com a nossa maneira, de acordo com o que nós achamos melhor fazer, mas da forma como Jesus ordenou. Somente assim poderemos criar filhos que possuem um coração humilde e manso como o de Jesus. Uma boa forma de medirmos se eles estão crescendo de acordo com a vontade do Senhor é observar se seguem o mandamento de Jesus de servir uns aos outros, de esperar os outros e buscar o melhor do outro. Contudo, mais do que desejar ver isso nos filhos, os pais precisam ser o exemplo em casa de como isso deve ser vivido.

Os filhos olham os pais, os filhos observam as atitudes dos pais, as palavras são importantes, mas os exemplos vivificam as palavras. Se o pai traz o ensino do Senhor ao filho de que ao levar um tapa numa face deve dar também a outra para ser golpeada (Mateus 5:39), o pai deve ser o primeiro a ensinar ao filho como isso deve ser aplicado e, sempre, trazer à prática esse ensino no dia a dia – um bom exemplo a ser dado é um pai que é xingado no trânsito, mas mesmo tendo a razão, não responde a esse xingamento. Os filhos observam essas atitudes e isso gera vida, os verdadeiros filhos de Deus agem dessa forma humilde. Um ponto muito importante é que esses ensinos sejam principalmente realizados em tempos de paz, quando as coisas estão tranquilas, pais devem se antecipar aos problemas para que quando eles vierem, os filhos já estejam bem fundamentados.

Criar filhos é ensiná-los a guardar tudo que Jesus ordenou, nos mínimos detalhes. É plantar a vontade de Deus em nosso matrimônio e em nossa família. Quais são os mandamentos do Senhor e o que ele nos ordenou? Precisamos ensinar nossos filhos com todo coração, dedicação, esforço e dependência do Espírito Santo a seguirem fielmente aquilo que Jesus disse, por meio das palavras e da prática do que ele nos ordenou. Somente assim conseguiremos criar filhos que não são cheios de si, egoístas e orgulhosos, mas filhos que foram transformados e vivificados pelo poder do Senhor, que se tornaram novas criaturas e hoje vivem de maneira humilde, buscando amar o Senhor acima de tudo e se entregar com dedicação pelos outros. Obviamente isso é um processo, não costuma ser do dia para a noite, mas é um processo que todos os pais precisam estar fielmente comprometidos, pois o Senhor está.

Perguntas para reflexão e conversa nos grupos:

1.⁠ ⁠Como criar nossos filhos para Deus de maneira prática?
2.⁠ ⁠Como mostrar a presença de Jesus aos nossos filhos mesmo com todas as falhas que temos?
3.⁠ ⁠Os filhos tem tido a liberdade de mostrarem aos pais quem realmente são para que por meio do amor e da verdade sejam corrigidos e levados até Cristo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *