Em Josué 24:14-15 lemos a frase muito bem conhecida por todos nós: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Essa frase não foi dita ao acaso; foi dita por um homem que tomou como decisão de vida seguir a Deus fielmente e com inteireza de coração. Josué, no final de sua vida, tem um “aroma” do propósito eterno de Deus e expressa esse desejo de que ele e toda a sua casa sigam servindo fielmente ao Senhor. Mas quem foi esse homem e qual foi sua história? O que podemos aprender com ele e aplicar em nossas vidas?
- Josué esteve presente na luta contra os amalequitas, que pode representar a luta contra a nossa carne, e ele aprende que esse inimigo principal deve ser combatido e vencido.
- Da mesma forma, na luta em Gibeão, Josué passou por outra batalha. Nela, orou ao Senhor de maneira ousada, pedindo que o sol e a lua parassem — e isso aconteceu. Da mesma maneira, nós temos que pedir com ousadia ao Senhor; Ele quer ouvir os nossos pedidos.
- Josué andava ao lado de Moisés e aprendeu a andar com Deus, a ter comunhão com o Senhor. Josué aprendeu a ser um homem de intimidade com o Senhor, pois tinha um modelo a ser imitado. Da mesma forma, nós devemos ser modelos na Igreja e também nos inspirar em pessoas que amam a Jesus.
- Josué não é citado nominalmente em Hebreus 11. Por quê? De certa forma, o Senhor não deseja evidenciar uma fé individual somente, mas uma fé coletiva naquele momento em que Israel entrou na terra prometida. Os irmãos devem ter uma fé coletiva, e não apenas individual.
- No final da vida de Moisés, ele pede a Deus por um homem que tome conta do povo de Israel com integridade e fidelidade. Quem o Senhor indica? Josué, um homem em quem havia o Espírito de Deus. Da mesma forma, nós devemos ser cheios do Espírito Santo de Deus.
- A autoridade que estava sobre Moisés foi dada, por Deus, a Josué. O respeito e a sujeição às autoridades e aos irmãos é algo que Deus requer de todos nós.
- Esses e outros pontos refletem como Josué foi um homem que teve sucesso em seu ministério, pois obedeceu a tudo aquilo que Deus ordenou — homem fiel e temente ao Senhor. A terra clama por famílias inspiradas em Josué e sua família, que sigam ao Senhor sem olhar para trás, que sejam modelo para os que estão fora e também para os que estão dentro: pais e mães, filhos e filhas, totalmente comprometidos com o propósito eterno de Deus nesta terra.
Perguntas para Reflexão:
- Olhando para o exemplo de Josué, que se espelhava em Moisés, a quem temos buscado como referência para nossas vidas?
- Temos buscado imitar homens e mulheres que imitam a Deus?
- Quais das características de Josué mais impactam sua vida, e como isso pode ser aplicado no seu dia a dia?
- Josué lutava não só pelo Senhor, mas também por seus irmãos, pelo povo de Israel. Você tem lutado pela vida dos seus irmãos e pelas vidas de outras famílias que precisam do seu suporte e amor?