LANÇANDO NOSSAS PÉROLAS (Eduardo Arakaki)

Semana de 28 de fevereiro a 06 de março de 2021

Leitura:  Mateus 7:6

“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” Mateus 7.6

O discípulo é alguém que distribui suas pérolas com discernimento. Na semana passada, aprendemos sobre a importância de julgarmos as coisas e lavá-las diante do Senhor sem hipocrisia. Agora, Jesus passa a nos ensinar sobre a importância de aplicar esse julgamento na missão para a qual ele nos chamou.

Certamente não é fácil compreender o que exatamente Jesus quer nos dizer com essa passagem. O que são nossas pérolas? Quem são os porcos e os cães?

Muitos têm interpretado esse texto como sendo o ensino de que há certas pessoas com as quais não devemos insistir na pregação do Evangelho, porque não estão interessadas e, desprezando a Palavra, poderão voltar-se contra nós. E há verdade nisso.

Em Mateus 10:16, ao enviar os doze apóstolos em sua primeira missão, Jesus explica usando outras figuras do reino animal: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”. No mesmo contexto, porém no evangelho de Marcos, Jesus não incumbiu os discípulos de convencerem as pessoas a aceitarem o Evangelho, pelo contrário, quando os ouvintes rejeitassem a Palavra, os discípulos deveriam “sacudir o pó dos pés, em testemunho contra eles.” (Marcos 6:11). Nesse trecho, o Senhor nos mostra claramente que seus discípulos não devem insistir com aqueles que rejeitam o Evangelho. Fazer isso, seria como dar algo precioso a quem não reconhece o valor. Por isso a comparação com as pérolas que seriam pisadas, desprezadas.

Entretanto, há um outro lado para essa verdade.

No próprio sermão do monte, Jesus anuncia que seremos perseguidos por sua causa. No capítulo 13 de Mateus, Ele conta a história do semeador que lançou a sua semente sobre todos os tipos de solos, mesmo nos mais difíceis e rochosos, na esperança de que produzisse fruto. Como poderíamos fazer diferente?

Portanto, devemos conciliar as duas faces da mesma verdade: o texto que estamos estudando é, por um lado, um alerta para sermos cuidadosos com nossas pérolas. Por outro lado, essa passagem é também um lembrete de que o discípulo deve sempre estar procurando onde lançá-las. Esse é o nosso chamado e nossa missão.

Compartilhe com seus irmãos experiências nas quais foi necessário discernimento na pregação do Evangelho. Use também essa oportunidade para orar por aqueles que têm sido ministrados, para que respondam positivamente à Palavra e possam frutificar.

Faça download do card e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *