O AMOR DE DEUS E O AMOR AO PRÓXIMO (Nícolas Wondracek)

Semana de 11 a 17 de abril de 2021

Ao estudarmos o Sermão do Monte, vemos Jesus descortinando uma revelação mais ampla e profunda sobre o amor do Pai e sobre os princípios que regem o Reino dos Céus. Ao passarmos por todo o ensino prático de Jesus ao longo deste sermão, percebemos uma constante ênfase de Jesus ao nosso relacionamento com Deus e, ao mesmo tempo, nosso relacionamento com o próximo.

Em Mateus 5:21-24 Jesus diz que a oferta que apresentamos diante do altar representa a nossa comunhão com Deus, nossa vida de adoração diante dele. E nos ordena que primeiramente nos reconciliemos com nosso irmão e, somente depois disso, ofereçamos algo a Deus.

No capítulo 6:14, falando sobre o perdão, Jesus mostra como nossa atitude com relação ao próximo afeta diretamente nossa comunhão com Deus. Ele não deixa dúvidas de que o perdão de Deus está condicionado ao nosso perdão.. Se não perdoamos aos que nos ofendem, nós ficamos SEM o perdão de Deus.

E no capítulo 7:12, mais uma vez, Jesus está nos ensinando a pedir, buscar e bater à porta de Deus, como Seus filhos. Na conclusão, Jesus associa nossa atitude diante do Pai, com a atitude que temos diante dos homens: “Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”

Quando Jesus foi questionado por um intérprete da lei sobre qual seria o maior mandamento da lei, ele respondeu “Amarás o Senhor teu Deus…”. Mas Jesus intencionalmente adicionou à sua resposta o segundo maior mandamento, dizendo “E o segundo, semelhante a este, é: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22.35-40). A resposta completa, o cumprimento de toda a Lei e os Profetas, não depende apenas do nosso amor a Deus, mas também do nosso amor ao próximo!

Já no fim do seu ministério na terra, em seus últimos momentos junto com os discípulos, Jesus se despiu da túnica e lhes lavou os pés. E diante desse exemplo, ele disse: “Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros. Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.” (João 13:35)

João, que registrou isso nos evangelhos, também escreve em sua carta: “Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” (1 João 4.20, 21)

• Não há UNIÃO com Deus, se no meu coração houver DIVISÃO com o próximo;
• Não há AMOR genuíno ao Senhor, se não houver em mim disposição de AMAR ao meu próximo;
• Não há RECONCILIAÇÃO com o Pai, se não houver completo PERDÃO entre nós e permanecerem a amargura, as mágoas e as ofensas que nos separam uns dos outros.

A bandeira do reino de Deus é o amor! Esse amor foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo! O mundo precisa ver e experimentar desse amor sobrenatural, que só poderá ser encontrado no Corpo de Cristo, que é a Igreja.

Amemos ao Senhor de todo o coração, e que o nosso amor ao próximo seja a prova e a resposta prática do amor que temos pelo Senhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *