O NOME DE DEUS (João Nelson Otto)

Semana de 23 a 29 de maio de 2021

Na palavra de Deus, os nomes possuem significados. Além de darem uma identificação com um familiar, associar com um lugar, marcar uma situação vivida ou destacar uma virtude, também podem apontar o que uma pessoa será na vida, o que também expressa sua autoridade (Atos 4.8).

O nome de Deus é revelado na história do seu povo à medida que o Senhor vai se manifestando aos homens, conforme os atributos que temos estudado. Mas a maior revelação de Deus é através do seu filho Jesus Cristo. Na oração de João 17.6, Jesus diz: “Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo”. Jesus nos revelou um Deus íntimo, chegado, como nosso Pai (Mateus 6.9). 

O Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo nos deu o seu Filho para salvar o mundo. O nome Jesus significa: “o Senhor salva” (Mateus 1.21). Isaías profetizou os atributos do nome de Jesus: “…e seu nome será: Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz…” (Isaías 9.6).

Paulo, na majestosa descrição de Cristo na carta aos Filipenses 2.5-11, nos revela que Cristo se humilhou na sua divindade, pois de Criador a si mesmo se fez uma criatura e, entre os homens, a si mesmo se fez escravo, sendo obediente até morte de cruz. E o Pai, ao ressuscitá-lo, exaltou-o e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai. Ao ressuscitar e voltar ao Pai, Jesus recebeu o nome de SENHOR, isto é, no seu nome tem poder e autoridade sobre tudo e sobre todos. 

Agora, nós, que fomos batizados no nome do Senhor Jesus, fomos colocados debaixo do seu nome. Sendo ele nosso Senhor, seu nome foi delegado a nós para vivermos nele e dele sermos suas testemunhas cheias do Espírito Santo. Vamos pedir ao Pai em nome do Senhor Jesus, e ele responderá às nossas orações (João 14.12-14 e 16.24), quando nossos pedidos estiverem de acordo ou conforme a sua vontade que é boa, agradável e perfeita. 

Então, vamos pregar o evangelho e fazer discípulos em nome do Senhor Jesus e ele, dia a dia, acrescentará ao seu povo os que forem sendo salvos (Mateus 28.18-20). Vamos expelir demônios e curar os enfermos em nome do Senhor Jesus, e eles serão libertos do seu mal (Marcos 16.15-18). E o Senhor Jesus nos prometeu que ele irá cooperar conosco na sua obra, confirmando a palavra de Deus por meio dos sinais que nos seguirão (Marcos 16.20).

Perguntas: Tenho revelação da autoridade que Jesus nos delegou em seu nome? Tenho orado segundo a minha vontade ou segundo a vontade do Senhor? Tenho experimentado seu poder na minha vida para pregar, curar e expelir demônios? Se não tenho tido estas experiências, estou disposto a buscar em oração e jejum o Senhor para ele me usar na sua obra?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *