DEUS É AMOR, É BENIGNO E É BONDOSO (Demetrius Vasconcellos)

Semana de 18 a 24 de julho de 2021

LER: 1 João 4.7,8,9,10,16

Nesta semana, iremos concluir esta série de meditações sobre os atributos de Deus e separamos para o final o atributo que é a própria essência de Deus, que é o Amor, e, junto com este atributo, também vamos ver a benignidade e a bondade, pois, assim como os demais atributos, estes também derivam do amor de Deus.

¨Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. ¨

O Amor é muito mais que um sentimento, uma afeição, uma preferência, um apego ou qualquer outro sentimento que possa tentar defini-lo, pois o Amor é uma pessoa, o Amor é Deus, o todo poderoso, criador do universo. Ele nos criou por amor, nos criou para nos amar e ser amado por nós. 

¨Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. ¨

Nós precisávamos da Vida de Cristo para nascermos em Deus e conhecermos o Amor, que é Ele mesmo. 

¨Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.¨ O pecado nos separava do Amor, mas os nossos pecados foram limpos pela obra de Cristo na cruz. ¨Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.¨ (Tt 2.4-6). Fomos alcançados por um Deus que ¨… é compassivo e bondoso; tardio em irar-se e rico em bondade.¨ (Sl 103. 8).

¨Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.¨

Uma vez conhecendo o Amor verdadeiro, nele devemos viver e permanecer como filhos amados que também amam. No entanto, o nosso amor é insuficiente, por isso Deus manifestou o Seu Amor dando o seu Filho, que também é Amor, para vivermos através dEle e nos deu do Seu Espírito Santo, que também é Amor, para que o Senhor pudesse derramar do Seu Amor nos nossos corações. Se amarmos o Senhor com o amor que temos recebido dEle, daremos espaço para que o Espírito Santo possa manifestar o seu fruto, fruto este que é composto por alguns dos atributos de Deus como: amor, benignidade, bondade, entre outros (Gl 5.22,23).

Não podemos reter apenas para nós mesmos a bondade, a benignidade e o Amor que temos recebido abundantemente do Senhor. Ele nos deu para repartirmos. Para com nossos irmãos podemos amá-los servindo-os e para os descrentes podemos amá-los apresentando-os a Jesus Cristo que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. (Ef 5.2)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *