SÉRIE: A VIDA NORMAL DA IGREJA (O serviço na igreja – Atos 6)

Semana de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022

A vida normal da igreja inclui a comunhão, as orações, o evangelismo, o ensino, e tudo o mais que fazemos tendo como elemento comum o serviço feito por amor ao Senhor e aos irmãos. Na medida em que a igreja crescia e a perseguição não cessava, os irmãos foram sendo conduzidos pelo Senhor para que todos fossem bem cuidados e pastoreados uns pelos outros.

É nesse contexto que surge a indicação de diáconos no capítulo 6. Todavia, esse importante auxílio para o bom funcionamento da vida em comunidade pode gerar a falsa impressão de que apenas alguns são chamados para servir.

Tudo que fazemos é serviço de amor, e ninguém está fora desse chamado. A palavra “diácono”, que em grego significa “servo” ou  “ministro” (alguém que executa os pedidos de outro), também foi aplicada a apóstolos (1Co 3.5), ao próprio Senhor Jesus (Mt 23.10 e 11; Rm 15.8) e ao Espírito Santo (2Co 3.8). Porque esta é a marca registrada do amor prático de Deus para com seu povo.