Semana de 01 a 07 de maio de 2022
Na continuidade do livro de Atos, chegamos aos capítulos 19 e 20, onde se destaca o surgimento e desenvolvimento da igreja em Éfeso.
Desde a chegada do evangelho naquela cidade, podemos ver claramente a ação do Espírito Santo sendo o norte para os discípulos, não somente guiando e convencendo, mas também dando-lhes poder para curar e libertar, e ousadia para pregar o Evangelho da graça de Deus. Também observamos que a igreja se estruturou como uma comunidade de discípulos, pois no final do capítulo 20 foi registrada a conversa de Paulo com os presbíteros daquela cidade.
Justamente nesta conversa de Paulo com os anciãos de Éfeso vemos que ele trabalhou com zelo, dedicação e seriedade para concluir a obra que o Senhor lhe havia confiado. Paulo também afirmou que a obra de Deus é permanente e, portanto, deve ser continuada de geração em geração, de cidade em cidade. Ele sabia que o fim da sua carreira pessoal se aproximava e, ao trazer uma palavra de conclusão do seu serviço naquela região, alerta os irmãos a terem igual entrega e dedicação, de forma que não falte nada daquilo que o Senhor planejou para eles.
Ao ler estes dois capítulos de Atos devemos nos fazer algumas perguntas:
Estou buscando compreender a vontade de Deus para a minha vida e ministério? Cl 1.9
Creio que, de fato, existem obras que Deus preparou para que eu ande nelas? Ef 2.10
Quais os embaraços que ainda me impedem de correr a carreira que me foi proposta? Hb 12.1