Semana de 22 a 28 de maio de 2022
A carta de Tiago contém preciosos ensinos práticos para nossa vida como discípulos do Senhor Jesus. Tendo em vista que foi escrita, originalmente, para os cristãos de origem judaica espalhados pelo mundo (a “diáspora”), poderíamos imaginar que Tiago apresentou leis ou regras do Novo Testamento para este povo que estava acostumado a seguir os mandamentos. No entanto, antes de falar sobre “o que fazer e o que não fazer” (Tg 1.5-18), Tiago apresenta a base de toda obediência que gera frutos eternos e que agrada a Deus (Tg 1.2-4).
A sabedoria que vem do céu, o trato correto das finanças, o enfrentamento das provações e tentações, bem como toda prática de qualquer dos mandamentos contidos na Palavra, só serão efetivos para aquele que conhece, ama, e confia no Senhor, o que pode ser resumido na palavra: “fé”. Por isso, a fé é provada (vr.2) em meio a momentos de alegria e de lutas. Pela perseverança em seguir a Palavra do Deus que conhecemos e confiamos, a fé se consolida, pois eu experimentei praticar essa Palavra e ela se mostrou verdadeira. Sem esse processo, nossa caminhada com o Senhor não estará completa ou perfeita, e vamos cair aqui e ali, não avançando na vontade que Ele tem para nós.
Este é o princípio apresentado pela carta de Tiago para uma vida de fé e obediência. Se aplicarmos esse princípio a todo assunto prático, não teremos dificuldades para obedecer a Deus.
Como está isso em nossa experiência de vida com o Senhor? Temos dificuldade em aceitar algumas coisas que Deus ordena? Será que o problema está na confiança que temos (ou não temos) Nele? Se verificamos esta dificuldade, então é tempo de nos arrepender, humilhar-nos diante do Senhor e buscarmos maior profundidade na relação com Ele, que é totalmente digno de confiança.
Comentário (1)
Hamilton batista| 11 de junho de 2022
Muito bom esses conteúdo edifica muito deixa gente muito motivado e uma benção