INVESTIR NA TERRA OU NOS CÉUS (Tg 5)

Semana de 10 a 16 de julho de 2022

O capítulo 5 de Tiago é um texto essencialmente profético acerca do juízo que virá sobre a humanidade. E aqueles que não confiaram em Deus, os que praticaram a injustiça, ou aqueles cujo coração se deixou levar pelos prazeres desta vida, terão que prestar contas diante de Deus. Mas, como o texto profético aponta para um tempo futuro indefinido, Tiago se dirige aos irmãos que porventura sofram com essa atitude do homem iníquo, ou que ficam em dúvida sobre o que fazer e como se portar enquanto o dia do Senhor não chega. A recomendação é simples (Tg 5.7): “Portanto, irmãos, sejam pacientes até à vinda do Senhor”, a qual está próxima, como diz o texto do versículo seguinte (vs. 8).

Se olharmos para o mundo atualmente, podemos dizer que este dia realmente está MUITO próximo. Então, mais do que nunca, precisamos saber o que fazer. Tiago não apresenta um plano bem elaborado de fuga ou o mapa de um local escondido. Ele fala de coisas simples que devem estar presentes na vida de cada família e da igreja como um todo: a verdade, a lealdade, a simplicidade de um “sim ou não”; a paciência como de um lavrador que planta e aguarda a chuva, ou de Jó, que conheceu mais a Deus enquanto estava no meio do sofrimento. 

Também fala dos recursos que Deus colocou no corpo de Cristo para um tempo em que, talvez, não haja outra fonte onde buscar cura, consolo, perdão, alimentos. Um coração fervoroso e cheio de misericórdia, que se manifesta em um amor mútuo no meio da igreja.

Ao olhar o cenário descrito por Tiago, bem como tudo o que aprendemos nesta carta tão prática, fica a pergunta: onde vamos investir daqui para frente? Vamos colocar nossa atenção, pensamentos, tempo e recursos nas coisas desta vida, ou vamos viver cada dia de forma simples, investindo tudo o que temos e somos naquilo que é eterno? Que o Senhor nos ajude a olhar todas as coisas segundo essa perspectiva e sermos práticos no que fazemos, seguindo o que Jesus fez e falou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *