FILIPENSES: O SENHORIO DE CRISTO NA VIDA DA IGREJA

Semana de 4 a 10 de setembro de 2022

LER: Fp 2.5-11

Nas próximas semanas, vamos estudar juntos, como igreja, a carta de Paulo aos Filipenses. Esse é um livro que nos ensina muito sobre a vida prática da Igreja e como o Senhorio de Cristo pode nos levar a uma vida de alegria e de paz.

O relacionamento de Paulo com esses irmãos é muito especial. Ao fim de Atos 15, Paulo e Barnabé estavam organizando a sua segunda viagem missionária, com planos de pregar o evangelho na Ásia Menor, onde hoje é a Turquia, entretanto, os planos mudam por causa de uma separação repentina entre eles. Paulo, agora com novos companheiros, segue rumo ao Norte para cumprir o chamado de Deus e expandir o Reino.

Essa foi uma viagem diferente. O texto nos mostra que o Espírito Santo não permitiu que Paulo pregasse em três dos lugares planejados: Ásia, Bitínia e Trôade. Naquela noite, porém, Deus deu uma visão para que eles atravessassem o mar e fossem à Macedônia. Ali, seu primeiro destino foi a cidade de Filipos. De uma forma clara, Jesus mostra a Paulo que Ele é o Senhor da obra.

O ministério nessa cidade começou pequeno aos olhos humanos, pois apenas vemos as conversões da casa de Lídia, da casa de um carcereiro e uma jovem liberta de espíritos imundos.

Porém, anos depois, Paulo pôde escrever esta epístola a uma igreja madura, estruturada e próspera. Na carta ele usa muitas vezes a expressão “todos vocês” porque realmente queria enfatizar que a sua mensagem era para todos. Ele amava a cada um individualmente, de forma especial, e isso se dá pelo fato de essa igreja ter nascido no coração de Deus, antes mesmo de nascer nos planos missionários de Paulo.

Em suma, o assunto do Senhorio de Cristo é absolutamente central. Paulo menciona o Senhor Jesus 53 vezes em apenas 4 capítulos. Tudo gira em torno dEle, e toda a alegria e a paz que são apresentadas para nós tem a sua origem em uma vida de obediência a Ele.

Compartilhe, portanto, com seus irmãos, o que significa para você o fato de que Jesus Cristo é o Senhor e quais os seus testemunhos de uma vida de obediência a Ele.