FILIPENSES: O SENHOR COMPLETARÁ A SUA OBRA

Semana de 11 a 17 de setembro de 2022

LER: Filipenses 1:1-11

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”. Como já aprendemos na semana passada, a igreja na cidade de Filipos não nasceu nas intenções missionárias de Paulo: ela nasceu no coração de Deus. Foi o Senhor Jesus que estendeu o reino até aquela cidade. A obra que Deus começa, Ele mesmo completa.

No entanto, essa é também, de muitas maneiras, a história de todos nós. Nossa jornada com Jesus não nasceu no coração daqueles que nos evangelizaram, nem mesmo em nossos pais. João se refere a nós como aqueles que “não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.13). Sendo assim, o mesmo Deus que começou a obra em nossa vida é igualmente quem se compromete em completá-la. Deus é fiel, apesar de nós.

No momento da nossa conversão, quando oramos em obediência a Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”, não estávamos fazendo de Jesus o Senhor, mas apenas confessando algo que Ele já é. Jesus Cristo é o Senhor, quer confessemos ou não. Mas, se confessarmos, Ele é poderoso para nos conduzir em triunfo.

Paulo ainda faz uma oração pelos irmãos Filipenses: “que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça.” (Fp 1.9-11).

Perceba que o desejo de Deus é nos ver aprovando as coisas excelentes, sendo sinceros, sendo inculpáveis e mostrando muitos frutos de justiça. Tudo isso, porém, começa com uma oração para que sejamos cheios de amor, de conhecimento e de discernimento, coisas que só Deus pode nos dar. Deus é quem começa a obra, Ele é quem nos chama e Ele mesmo é quem nos capacita. Por isso, confiamos inteiramente que aquele que começou boa obra em nós, não só como igreja, mas também individualmente, há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Compartilhe com seus irmãos como foi a sua experiência de conversão, alegrem-se juntos relembrando como essa obra teve início e profetizem uns sobre os outros na confiança de que, assim como Deus começou, ele completará!