FILIPENSES: O SENHORIO DE CRISTO SOBRE A VIDA E SOBRE A MORTE

Semana de 25 de setembro a 1º de outubro de 2022

LER: Filipenses 1:21-26

“…Será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Essa semana, vamos aprender que a confiança em Cristo é a chave para nos libertar de nossos medos.

Na semana anterior, aprendemos um pouco mais sobre o governo de Cristo nos momentos de adversidades. Paulo confiava tanto nessa verdade que escreveu: “Estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação” (Fp 1.19). Ele cria no poder da oração para tirá-lo daquela prisão e colocá-lo em liberdade. Entretanto, independentemente do que acontecesse, a verdade mais absoluta sobre sua vida era: “será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (Fp 1.20).

Alguém já disse que você não está pronto para viver, até que encontre algo pelo qual você esteja pronto para morrer. Para Paulo, a lógica é diferente: você não está pronto para morrer, até que encontre a Cristo sua única razão de viver.

Viver para Cristo significa que não somos mais o centro das nossas vidas. Cristo e seu Reino, sua glória, sua Palavra, seu Espírito assumem o trono da nossa existência. Ele divide conosco o seu coração e passamos a amar o que Ele ama e detestar o que Ele detesta.

Viver para Cristo significa que Ele é o Senhor. Como já foi ministrado entre nós tantas vezes: se Jesus é Senhor, então nossa resposta para sua vontade é “Sim, Senhor”, visto que Ele mesmo ensina em João 14.15: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”.

Viver para Cristo significa que Ele é o nosso prazer. A vida regada com os prazeres passageiros deste mundo se torna triste e sem propósito quando vemos a glória de Jesus, a beleza da sua obra e a alegria da sua salvação.

Somente alguém que vive de tal forma pode experimentar a liberdade de olhar para a morte com a convicção de que o único poder que ela tem é de levar-nos para os braços do nosso Senhor. Na medida em que vivemos para Cristo, podemos nos unir à pergunta dos céus: “onde está, ó morte, a tua vitória”? Podemos ser livres do medo que nos aprisiona e dizer como Paulo: para nós, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

Compartilhe com seus irmãos o que significa para você “viver para Cristo” e como isso tem livrado você dos medos. Que Deus conquiste nosso coração cada dia mais e nos leve a um relacionamento profundo com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *