FILIPENSES: O DESENVOLVIMENTO DA SALVAÇÃO

Semana de 16 a 22 de outubro de 2022

LER: Filipenses 2:12-18

A salvação não é um evento ou um momento passado em nossas vidas, mas um contínuo desenvolvimento, produzido por Deus, que nos torna cada vez mais parecidos com Jesus. Nas palavras inspiradas de Paulo, devemos: “desenvolver a nossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”

Há quem confunda salvação e conversão. Biblicamente, “conversão” realmente descreve um momento onde fomos unidos ao Senhor Jesus pela fé. Naquela mesma hora, houve uma mudança de curso. Como em um aplicativo de GPS, quando mudamos o destino, necessariamente deve haver uma mudança de rota. Assim também nós, quando cremos, mudamos de destino: da perdição eterna para a vida eterna. Nos convertemos! Firmes em nossa decisão, a conversão fala de um momento com dia e hora, onde mudamos o rumo das nossas vidas. Você se lembra da sua conversão?

A conversão é o marco inicial de um processo que vai se desenvolver por toda nossa vida. Fomos justificados, estamos sendo santificados e seremos glorificados! Nunca podemos confiar em nossos “anos de fé” como o fator que define a qualidade de nossa vida com o Senhor. Os anos são, de fato, importantes, mas é o desenvolvimento da salvação que nos leva, cada vez mais, para perto do nosso Senhor.

Desenvolvemos nossa salvação com temor e tremor. Não com medo, calculando cada passo como se pudéssemos instantaneamente passar da bênção para a maldição, mas com temor, porque entendemos que Deus é um pai infinitamente santo e seu padrão de santidade é inegociável. Trememos não por medo de Deus, mas porque entendemos que, em seu amor, ele quer nos livrar das consequências eternas do nosso pecado. Que grande missão! Devemos estar envolvidos com o desenvolvimento da nossa salvação por toda a vida, nos esforçando pela santidade, mas, ao fim de tudo, devemos dizer como falou Keith Green em uma de suas músicas:

“Quando eu estiver indo bem, me ajude a nunca buscar uma coroa para mim, pois minha recompensa é dar glórias a Ti”

Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar! Por trás de cada ato de justiça existe a influência de Deus em nosso querer, e a força de Deus em nós para realizar. Nossa recompensa por uma salvação bem desenvolvida é vermos Deus sendo glorificado. Que grande privilégio!

Compartilhe, portanto, com seus irmãos o que significa para você o desenvolvimento da salvação. Quais são as áreas em sua vida em que a salvação completa em Cristo ainda precisa se desenvolver e quais são os exemplos práticos onde você tem experimentado vitória. Vamos encorajar uns aos outros e nos comprometer uns com os outros a prosseguirmos ao alvo que é Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *