FILIPENSES: UMA VIDA DE ALEGRIA

Semana de 30 de outubro a 05 de novembro de 2022

LER: Filipenses 3:1

A alegria é mais que um sentimento: é um mandamento. Em Filipenses, Paulo nos surpreende ao falar de uma alegria disponível a todo discípulo de Jesus, da qual podemos tomar posse interiormente independentemente do que nos cerca exteriormente: “quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor”.

A grande maioria dos irmãos que escreveram comentários bíblicos sobre Filipenses concordam que a alegria é o tema principal desta epístola e um dos motivos é que esse assunto aparece aqui mais do que em todas as cartas do Novo Testamento, contando dez menções em quatro capítulos. Podemos concordar com John Piper que disse que este é o livro mais alegre da Bíblia e com Martyn-Lloyd Jones, que também afirmou que Filipenses é o caminho de Deus para uma vida de alegria e de paz.

Alguém pode perguntar: O que é alegria? Diferente de como insiste a cultura contemporânea, a alegria bíblica não é apenas um sentimento e não deve ser buscada como um fim em si mesma. Pelo contrário: ela é a promessa de Deus para alguém que O conhece e vive em intimidade com Ele. O pecado pode proporcionar um prazer passageiro, mas Deus oferece a promessa de uma alegria permanente e sempre disponível para nós.

No entanto, uma alegria verdadeiramente constante só pode ser alcançada se for encontrada no lugar certo: “Alegrai-vos no Senhor”. Temos alegria não porque tudo vai como o esperado, mas porque, independentemente de como as coisas estão, temos um Deus que nos ama e de cujo amor nada pode nos separar. Podemos dizer como o cântico antigo:

Esta paz que sinto em minh’alma
Não é porque tudo em mim vai bem
Esta paz que sinto em minh’alma
É porque eu amo ao meu Senhor

Não olho circunstâncias
Olho seu amor
Não me guio por vistas
Alegre estou

Quando, finalmente, encontramos nossa alegria no Senhor, também descobrimos a fonte da força que precisamos para viver nesse mundo: a alegria do Senhor é a vossa força (Neemias 8:10). Para obedecermos ao mandamento de Filipenses 3:1, portanto, precisamos de intimidade com Deus, que nos leva à confiança e, por fim, à alegria que se torna nossa força para perseverarmos mesmo nos dias mais difíceis.

Compartilhe, portanto, com seus irmãos histórias e momentos em que você pôde encontrar a alegria do Senhor independentemente das circunstâncias ao seu redor, e como ela se tornou a força para perseverar. Vamos edificar uns aos outros e nos encorajar a termos uma alegria que vence o medo e a incerteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *