FILIPENSES: A PÁTRIA CELESTIAL

Semana de 20 a 26 de novembro de 2022

LER: Filipenses 3:17-21

Uma pessoa que apenas se preocupa com as coisas deste mundo é alguém que precisa da revelação do senhorio de Cristo e ainda não encontrou a esperança em uma pátria celestial. Ao encerrar o terceiro capítulo de Filipenses, Paulo alerta para o risco de passarmos a viver internamente como “inimigos da cruz de Cristo”, mesmo que externamente possamos manter a aparência de uma vida religiosa.

“Inimigos da cruz!” Quem gostaria de ser reconhecido desta forma? Alguém pode pensar que tais inimigos são aqueles que rejeitam o evangelho ou até perseguem os cristãos, algo distante da nossa realidade. Paulo, contudo, nos ensina que ser inimigo da cruz também significa resistir ao operar dela na sua vida, como disse Jesus em Lucas 9:23: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.

Uma pessoa que não toma sua cruz e vive exclusivamente para o seu próprio prazer é alguém que tem uma visão limitada da obra de Cristo. O seu coração está preso neste mundo e todas as suas preocupações estão aqui. Paulo diz que “o destino deles é a perdição”, porque o destino de quem vive toda sua vida olhando para si mesmo é ficar longe de Deus, tanto agora como eternamente.

Ah, como é diferente o coração de um discípulo que foi conquistado por Jesus. Ele vive neste mundo e também é afetado pelas coisas daqui, mas permanece firme porque contempla aquilo que é eterno. Assim viveu Moisés, que estava no Egito (nação que representa o sistema deste mundo) e, por direito, teria acesso às riquezas e confortos que desejasse, mas preferiu andar com Deus, mesmo que isso lhe custasse tudo.

Nesse contexto é que somos convidados a olhar para Jesus. Temos a garantia de que o Senhor é quem “transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória”. Ele tem o poder de “subordinar a si mesmo todas as coisas”. Embora o mundo pareça desmoronar, sabemos que Deus não perdeu o controle e nunca abandonará seu plano de nos transformar e de levar-nos à perfeita cidade celestial.

Portanto, compartilhe com seus irmãos palavras de encorajamento. Vivemos em dias de muitas lutas e é fácil desanimarmos se nossos olhos estiverem apenas nas coisas que nos cercam. Entretanto, a Palavra de Deus pode elevar a nossa visão e nos encher de esperança enquanto aguardamos nosso amado Senhor Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *