FILIPENSES: UMA NOVA FORMA DE PENSAR

Semana de 11 a 17 de dezembro de 2022

LER: Filipenses 4:8-9

“O Deus da paz estará com vocês” é a promessa dada aos que pensam nas coisas do alto. Paulo finaliza suas recomendações aos Filipenses dando-lhes uma promessa: a paz de Deus (Fl 4:7) e a própria presença de Deus. Além das súplicas e orações, existem outros requisitos para experimentarmos essa paz: devemos pensar naquilo que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso e louvável. Também devemos praticar aquilo que recebemos, ouvimos e vimos na Palavra de Deus.

Quando entregamos nossa vida ao Senhor Jesus, ganhamos não só um novo coração, mas ganhamos um novo alvo para os nossos pensamentos, uma nova mentalidade e uma nova forma de pensar. Quanto mais pensamos naquelas coisas anteriormente ditas, mais da presença, da paz e do favor de Deus se manifestam em nossas vidas. Não pensamos mais seguindo os princípios deste mundo. Somos atingidos pelo amor do Pai e ganhamos uma cidadania do céu, com uma nova cultura, contrária à deste mundo que é mentirosa, desonesta, injusta, impura, maliciosa, indecente, odiosa, de má fama, sem virtudes e egoísta.

Paulo falou “aquilo que receberam, ouviram e viram.” Logo, a pergunta que devemos fazer é: o que temos recebido? Do que temos nos alimentado? O que temos visto? O que temos ouvido? Com quem estamos andando? Não podemos permitir que nossas mentes sejam um depósito para as sujeiras de Satanás e deste mundo. Quanto mais distantes dos irmãos, da Palavra e da oração, mais obscuros vão se tornando nossos pensamentos, mais pecados cometemos em nossas mentes e mais sem paz ficamos.

Devemos orar sem cessar (1 Ts 5:17), dar graças em tudo (1 Tessalonicenses 5:18) e deixarmos as más companhias (1 Co 15:33). Tudo aquilo que contamina o nosso pensar deve ser substituído pelas práticas que nos aproximam da presença de Deus. O rei Davi, que sabia de sua natureza pecaminosa, fez a seguinte oração: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.” (Sl 139:23) 

Deus não falha e sua palavra é maravilhosa, portanto, só poderemos desfrutar da paz e do prazer na presença de Deus se mudarmos nosso pensamento. Qual é a qualidade das coisas que têm ocupado nossas mentes? Nosso pensar deve ser coerente com a nossa cidadania e com o título que recebemos do Senhor: somos seus embaixadores. (2Co 5.20)

Assim, meus irmãos, temos um chamado e um convite prático para estarmos vigilantes em relação aos nossos pensamentos, renovando nossa mente e nos afastando daquilo que pode gerar pensamentos que não glorificam a Deus. Podemos identificar o que pode estar abrindo brechas para pensamentos mundanos como: conversas maliciosas, conteúdos indecentes nas redes sociais e na televisão, excesso de más notícias, etc. Precisamos nos examinar e ouvir o que o Espírito Santo, que habita em nós, está sussurrando aos nossos ouvidos para que possamos experimentar mais da presença e da paz de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *