FILIPENSES: UMA VIDA DE GRATIDÃO

Semana de 18 a 24 de dezembro de 2022

LER: Filipenses 4:10-13

A gratidão flui de um coração que, independentemente das situações que enfrenta nessa terra, sabe que foi limpo pelo sangue de Jesus e, juntamente com Ele, é herdeiro de todas as coisas. Em alguns momentos enfrentando dificuldades, em outros momentos períodos de maior tranquilidade, mas em todas as ocasiões pertencemos ao Senhor e por Ele somos cuidados.

Na carta aos Filipenses, Paulo demonstra sua alegria em relação à oferta recebida pelos irmãos, mas nos chama a atenção para uma condição que todo discípulo deve desenvolver em sua vida: a capacidade de estar contente em todos os cenários, sejam eles difíceis, sejam eles tranquilos

Com certeza o apóstolo foi uma das pessoas que mais sofreu na Bíblia. Ao descrever esses sofrimentos, ele cita que recebeu açoites, passou perigos no mar, ameaças entre ladrões, naufrágio, lidou com falsos irmãos, fome e sede, frio e nudez e tantas outras adversidades (2Co 11.23-27). Aos olhos do mundo, Paulo era alguém que poderia reclamar das condições que atravessou, mas ao invés disso, do seu coração fluía uma das principais características de todo aquele que nasceu de novo: a gratidão por quem somos e por tudo o que temos em Cristo.

Por vezes podemos ceder à tentação de imaginar que tudo em nossa vida tem de dar certo e, quando isso não acontece, reclamamos, ficamos indignados, ou até mesmo atribuímos ao inimigo a culpa pelos nossos fracassos. Mas o que para nós significa sucesso nem sempre tem o mesmo significado para Deus. Ao lermos o capítulo 11 de Hebreus, aprendemos sobre os heróis da fé, homens e mulheres que não tiveram vidas fáceis, alguns deles torturados, outros “serrados pelo meio”, mas todos tinham uma coisa em comum: andaram em fé, como Abraão que “pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus” (Rm 4:20). Nenhum desses heróis viu a promessa de Deus se cumprir, mas confiaram que Ele é poderoso para cumprir cada uma de suas promessas. Contemplar a fidelidade das palavras de Deus é o fundamento de toda verdadeira gratidão.

Sejam quais forem as lutas pelas quais passamos ou iremos passar, a gratidão e o louvor ao Senhor devem nos acompanhar. Não praticamos a gratidão como um mantra, mas como o fruto da revelação de que nenhuma dificuldade nesse mundo é maior que o amor de Jesus por nós e do que a glória que virá. Que mesmo em meio às adversidades, possamos falar como Paulo: “tudo posso naquele que me fortalece”! 

Compartilhe com seus irmãos sobre suas dificuldades em ter uma vida de gratidão e vamos nos animar uns aos outros a usar dessa prática que fortalece a nossa fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *