FILIPENSES: CONCLUSÃO – PRATICANDO O QUE APRENDEMOS

Semana de 01 a 07 de janeiro de 2023

LER: Filipenses 4:9

Esta é a primeira semana de 2023. Deus tem muito preparado para nós como igreja, e nada melhor do que começarmos o ano revisando aquilo que aprendemos em Filipenses.

Essa epístola nos ensina que Jesus é o Senhor. No capítulo 2, vemos que ele se esvaziou das prerrogativas da sua divindade para tornar-se semelhante a nós. Sendo homem, ele se tornou o menor de todos e foi obediente até a morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome acima de todo nome, e temos a promessa de que, um dia, toda língua confessará que Cristo é o Senhor. Um dia, de fato, todos confessarão. Nós, contudo, antecipamos esse glorioso dia e declaramos, hoje, que ele reina sobre nossas vidas.

Portanto, a mensagem de Filipenses é que, se a declaração de que Jesus é o Senhor é verdadeira, precisamos viver de modo coerente com ela, sendo obedientes a sua Palavra.

Nesse livro, entre os efeitos práticos do senhorio de Cristo sobre nós, está o assunto da alegria: “Alegrai-vos no Senhor”, diz Paulo (Fp 4:4). Podemos ver a alegria não só como sentimento, mas como mandamento, cuja capacidade para cumprirmos se encontra no fato de que Cristo está no trono. Que grande descanso isso nos dá!

Outro resultado prático da autoridade do Senhor acontece no campo da nossa mente: pensamos naquilo que é do alto e não nas coisas deste mundo (Cl 3:2). Vigiamos nosso pensamento porque queremos honrar a Cristo e sabemos que o caminho para nosso coração começa pela nossa mente.

Outro efeito marcante que o Senhorio de Jesus causa em nós é que somos atraídos ao seu caráter de tal forma que vamos sendo quebrados até que sua perfeita humildade seja expressa através de nós. Como resultado disso, fazemos conhecidas diante dele as nossas necessidades por meio da oração e da súplica.
Estes, no entanto, são apenas alguns dos ensinamentos preciosos da Epístola de Paulo aos Filipenses. Compartilhe com o seu grupo quais foram as verdades que mais te marcaram neste livro e como você pretende colocá-las em prática em 2023. Que Deus nos ajude a sermos fiéis a ele neste novo ano, para a glória do Pai!