QUEM É JESUS? EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA

Semana de 08 a 14 de janeiro de 2023

LER: João 15:1-8 e João 2:1-11

Em Êxodo 3:14, Deus falou a Moisés a partir de uma sarça ardente: EU SOU O QUE SOU. No evangelho de João, há oito declarações como esta, mas agora com um conteúdo que revela quem é Jesus e qual a natureza do seu ministério. Neste mesmo evangelho, também vemos oito sinais miraculosos realizados por nosso Senhor que ajudam a explicar algumas das vezes em que Jesus declarou “EU SOU”.

Nas próximas semanas, vamos estudar essas declarações de Jesus no evangelho de João, começando por: “Eu sou a videira verdadeira”. Ela tem ligação com o milagre em que Jesus transformou água em vinho, em Caná da Galileia. Isto foi algo maravilhoso para todos os convidados daquele casamento e especialmente para os discípulos. No entanto, só vamos compreender completamente o significado deste milagre mais tarde no decorrer do seu ministério. Por isso, se costuma mencionar que tais milagres são “sinais” que apontam para Jesus, apontam para quem ele é.

Jesus disse: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor”. Há muito que podemos aprender com esse aspecto da sua natureza, mas três pontos se destacam:

1º: Ele é a videira. Nosso Senhor é a fonte de toda vida. É dele que vem tudo o que os ramos precisam para prosperar e frutificar. Você já experimentou um fortalecimento interior inexplicável em momentos de dificuldade? A razão é simples: Jesus é a videira. A preciosa seiva que vem do nosso Deus enche nosso interior e nos dá vida. Ainda que, exteriormente, possamos estar passando por um tempo árido, interiormente, recebemos a provisão a cada dia.

2º: Nós somos os ramos. Ninguém em sã consciência, ao passear no parque, diz: aqui temos uma videira e ali temos os ramos da videira. A árvore e seus ramos são uma coisa só. No capítulo 11 de Romanos, Paulo nos ensina que somos ramos enxertados, ou seja, estávamos longe de Cristo, mas hoje estamos unidos a Ele pela fé. Quando Deus olha para Jesus, Ele vê a nós, e quando olha para nós, Ele vê a Jesus. Não há separação. Somos seus ramos abençoados!

3º: o Pai é o agricultor. Porque o Pai ama a videira, ele cuida dos ramos. Sabemos que o olhar amoroso e cuidadoso do nosso Pai está constantemente sobre nós, para garantir que vivamos em nosso pleno potencial. O agricultor limpa e poda todas as imperfeições e fraquezas dos ramos que já frutificam para que possam frutificar em abundância. Já os ramos que aparentemente estão ligados na videira, mas que não frutificam, ele remove, visto que já estão secos e mortos.

No contexto de João 15, podemos dizer que “fruto” é tudo aquilo que multiplica e manifesta a vida de Jesus. Santificação é uma forma de frutificação. Abandonar pecados recorrentes é outra, assim como ganhar vidas para Jesus, pastorear, edificar etc. Como vemos no primeiro milagre do seu ministério, o poder para transformar água em vinho está totalmente na videira. Nós, os seus ramos, somos chamados apenas a participar desse processo permitindo que ele frutifique através de nós e multiplique sua própria vida.

Jesus disse que a Palavra é o instrumento que o Pai usa para podar (Jo 15:3). Portanto, compartilhe com seus irmãos quais textos Bíblicos Deus tem usado para limpar a sua vida e também em quais áreas essa santa limpeza de Deus tem atuado. Também, como você acha que poderia frutificar mais?

Vamos encorajar uns aos outros a permanecer em Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *