QUEM É JESUS? EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA

Semana de 12 a 18 de fevereiro de 2023

LER: João 11:25 e João 11:1-45

Todos nós já conhecemos ou ouvimos falar da história de Lázaro. Pelo que sabemos das escrituras, a família de Lázaro era próxima de Jesus, que o considerava um bom amigo. É nessa cena que vemos Jesus chorando ao contemplar o sofrimento dos homens com a separação causada pela morte. Sabemos, também, que toda essa situação termina bem, com a ressurreição de Lázaro. Entretanto, Jesus fala uma frase que traz à tona uma verdade muito mais profunda do que os acontecimentos dessa cena. Ele diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.

Quando o pecado entrou no mundo, o homem foi sentenciado à morte, porque o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Essa morte não era somente uma morte física, mas, primeiramente, uma morte espiritual. Fomos afastados de Deus para sempre, impossibilitados de chegar à presença do Pai.  Porém, Jesus declara que, muito acima de ser capaz de reviver um corpo físico, ele pode vivificar algo muito superior, de forma que, mesmo que morramos na carne, viveremos em Cristo. Ele estava se referindo ao nosso espírito, que outrora estava morto e incapaz de servir e ter comunhão com Deus. 

Jesus é a ressurreição pela qual, agora, nosso espírito vive, e é a vida, o meio pelo qual continuamos a ter vida.

O que isso quer dizer? O apóstolo Paulo declara em Gálatas 5:25: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”. A vida que agora vivemos, só é possível de ser vivida através de Cristo, ou seja, no Espírito. Se tentarmos viver essa vida ressurreta sem Jesus e sem andar no Espírito, encontraremos somente a morte em nosso caminho. 

Temos procurado entender e viver isso de forma verdadeira?
Vivemos como vivos ou parecemos mortos em nossas rotinas?
Quão parecidos somos com aqueles que estão mortos ao nosso redor? 

Essas perguntas devem ser verdadeiros questionamentos realizados no nosso interior. Será que eu tenho apagado o espírito de tal maneira, que pareço um meio morto e meio vivo andando sem direção?

Amados, Jesus é a vida e a ressurreição, ele nos ressuscitou! Portanto, não abandonemos a vida que temos no Espírito para morrermos na monotonia do nosso conforto e no aconchego da nossa rotina. Agora é o momento de vivermos de maneira digna da nossa vocação, sendo intencionais em Cristo, criando bons hábitos para a glória de Deus e fazendo a diferença onde pisarmos, por causa da vida de Cristo em nós. 

Compartilhe com seus irmãos quais áreas da sua vida você entende que Cristo quer transformar e permitir que os efeitos da vida ressurreta apareçam. Deixe o corpo de Cristo e o Espírito Santo te auxiliarem na busca dessa abundância de vida que existe em Jesus, nosso amado Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *