DCEC: ROMANOS – O amor e o serviço de Paulo pelo Senhor e a Sua Igreja

Semana de 19 a 25 de março de 2023

LER: Rm 1.8-15 

A vida da igreja precisa ser presencial e não virtual. Seguindo em nosso estudo de Romanos, ao lermos a passagem desta semana, nós logo descobrimos que ela pode ser dividida em três assuntos principais: gratidão, intencionalidade e fruto.

Em primeiro lugar, havia um ardente Espírito de gratidão na vida de Paulo por aqueles irmãos e os motivos eram diversos! Eles perseveravam seguindo a Jesus em Roma, uma cidade conhecida como “a casa de todos os ídolos”, e não apenas isso, mas descobrimos que a fé deles estava prevalecendo, quando lemos que: “em todo mundo é proclamada a vossa fé”. Roma era a cidade do imperador, mas Paulo se alegrava porque havia um Senhor acima de César, e o Seu Reino estava vivo e ativo naquele império.

Em segundo lugar, a gratidão dava lugar à intencionalidade. Para Paulo, não era suficiente saber sobre aqueles irmãos, orar por eles e mandar cartas. As expressões que ele usa são extremamente intencionais: “boa ocasião de visitar-vos”, “muito desejo ver-vos”, quero estar em “vossa companhia”, eu “me propus a ir ter convosco”, “estou pronto para anunciar o evangelho em Roma”. Sim, Paulo clamava por aquela igreja, mas ele queria estar lá, andar nas ruas, entrar nas casas, olhar nos olhos, tocar os corações e ver o Senhor Jesus sendo exaltado no meio deles.

Por fim, vemos que a intencionalidade busca o fruto. Um coração intencional faz o que for preciso para ver a igreja cada vez mais perto de Cristo. Paulo fala sobre repartir dons, confirmar e confortar os irmãos, ser confortado por eles e gerar frutos naquela cidade. O desejo de estar lá não era apenas para ter boas conversas e desfrutar da companhia dos amigos, mas seus olhos estavam sempre no fruto.

As cartas são importantes e, por causa delas, temos o evangelho escrito. As orações são fundamentais e constituem toda a base do nosso trabalho. Mas os dons, a edificação e os frutos acontecem quando estamos juntos no mesmo lugar, vivendo como família. Em uma era virtual, com tantas opções online de edificação, precisamos lembrar que o poder, o mover do Espírito, a presença do Senhor Jesus e a glória de Deus nunca poderão ser transmitidas virtualmente.

Compartilhe com seus irmãos quais têm sido suas atitudes para cultivar a gratidão, a intencionalidade e o fruto entre os irmãos. Você tem sido intencional? Tem usado seu tempo para a glória de Deus? Vamos aprender uns com os outros sobre como podemos ter um coração assim como o de Paulo, para que a fé que temos, em nossa cidade, também se espalhe pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *