DCEC: ROMANOS – Livres em Cristo e servos da Sua justiça

Semana de 16 a 22 de julho de 2023

LER: Rm 6:15-23 

Sempre seremos servos de alguém: ou da vontade da carne e do pecado, ou de Cristo e de Sua justiça. A diferença entre ambos é que o primeiro senhor nos escraviza e nos leva à morte, enquanto o segundo nos liberta e nos faz andar por um caminho de justiça e vida eterna. 

Em Rm 6.15-23, Paulo lembra os irmãos de que, antes de estar em Cristo, o homem não desfrutava de plena liberdade. Na verdade, era escravo de um senhor que parecia lhe dar coisas boas, mas o mantinha aprisionado em um ciclo de impotência e dependência que o levaria à morte. Esse senhor implacável era o pecado. 

Uma vez liberto do pecado e da morte, o discípulo experimenta uma troca de senhorio. Não mais obedecendo ao pecado, de quem não conseguia se libertar, mas servindo ao Senhor Jesus, para que nele próprio, em seus membros, se manifeste a justiça que é própria de Cristo.

O que Paulo relembrou aos romanos é uma verdade extremamente importante para nós ainda hoje. Constantemente, o mundo e o diabo tentam nos enganar afirmando que o evangelho nos limita por termos de obedecer a uma série de mandamentos e regras morais. O que eles não dizem é que essa obediência (necessária) não se dá por imposição, mas porque fomos conquistados em nosso coração por amor ao Senhor que nos tirou da morte e da escravidão do pecado.

A salvação tremenda que recebemos por graça, sem merecer, não vai apenas nos levar para o céu, mas vai nos transformar antes de nos levar àquele lugar de comunhão eterna com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 

Ser um “servo da justiça”, como Paulo diz ser a vida do discípulo, não é um peso ou uma restrição, mas sim a nossa verdadeira liberdade. Obedecer aos mandamentos de Jesus não é pesado e nos livra de uma carga que nos oprimia. E, na medida em que vamos caminhando com Ele, como servos e amigos (assim ele nos considera), vamos descobrindo que sua vontade é boa, agradável e perfeita, em qualquer situação.

Aproveite o tempo com seus irmãos e compartilhe de como tem sido essa caminhada com o Senhor, livres do pecado e sob os cuidados do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *