DCEC: ROMANOS – Filhos de Deus e herdeiros com Cristo

Semana de 13 a 19 de agosto de 2023

Rm 8:12-17

De acordo com o versículo 14 de Romanos 8, só pode ser guiado pelo Espírito de Deus, quem é filho de Deus. Assim, entendemos que simplesmente crer em Jesus e o receber como nosso Senhor, conforme está escrito em João 1:12, já nos dá o poder de sermos feitos filhos de Deus; mas para que experimentemos, de fato, essa identidade de filhos, precisamos andar no Espírito.

Em Gálatas 5:25, Paulo exorta: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” Para vivermos como filhos de Deus, devemos deixar que o Espírito Santo nos guie. No estudo desta semana, veremos que há três revelações da nossa vida espiritual, até as quais o Espírito Santo deseja nos guiar a fim de que alcancemos cada uma delas.

A primeira revelação é a morte do eu. “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.” Quando Jesus fala que aquele que quiser ir após Ele deve negar a si mesmo, Jesus está falando sobre negar a própria carne (corpo e alma em rebeldia para com Deus), ou seja, os prazeres da carne. Sem a graça proveniente do Espírito, jamais negaremos estes prazeres, mas através do Espírito somos conduzidos ao arrependimento, atitude que nos faz abandonar os atos pecaminosos da carne e buscar a santificação.

A segunda revelação é a adoção de filhos. “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” Antes de sermos redimidos por Jesus, éramos órfãos e vivíamos escravizados pelo pecado. Mas Cristo, por meio do seu Espírito, nos torna filhos por adoção! Agora temos uma família, e o mesmo Espírito que testifica ao nosso coração que somos filhos de Deus, gera em nós um clamor para que outros filhos venham a ser adotados. Quando nos tornamos filhos, nos tornamos participantes da adoção de novos irmãos.

A terceira revelação é a de que somos herdeiros de Deus. “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Em Efésios 1:13-14, Paulo afirma que o Espírito Santo é a garantia da nossa herança, ou seja, ela só poderá ser obtida através do Espírito! Mas que herança é essa? A vida eterna. Somos herdeiros da eternidade ao lado de Deus, e de seu Filho Jesus! Aleluia! Diferentemente da herança dos homens, da qual o herdeiro só pode desfrutar após a morte de seu garantidor, nós já estamos desfrutando da herança que recebemos de Deus, e ainda iremos usufruí-la eternamente, com Ele.

Mas não podemos esquecer de que a morte do eu, a adoção de filhos e a herança de Deus só podem ser experimentadas pelo agir do Espírito Santo em nossas vidas. Como discípulos de Jesus, precisamos buscar a revelação dessas verdades em Espírito e, por meio dEle, fazer morrer nossos desejos carnais, nos tornarmos participantes da adoção de filhos e, a cada dia, desfrutar da herança que temos recebido de Deus: a vida eterna!

Compartilhe com os irmãos de que forma o Espírito Santo tem conduzido você até cada uma dessas revelações, e quais atitudes práticas você tem tomado para vivê-las no seu dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *