DCEC: ROMANOS – A intercessão do Espírito Santo

Semana de 27 de agosto a 2 de setembro de 2023

LER: Rm 8:26-27 

O discípulo de Jesus é alguém que possui a presença do Deus vivo habitando dentro de si. Quando Jesus veio em carne a esse mundo – para morrer pelos pecados da humanidade – ele cumpriu toda a tarefa que o Pai designou, e após cumprida, ele voltou para junto de Deus. Certamente, os discípulos que andavam com Jesus ficaram atemorizados com isso. Como iriam viver a partir daquele momento sem a presença do Deus Homem que fez coisas miraculosas nesta terra? Isso era assustador e talvez até desanimador. Jesus prometeu aos discípulos que enviaria o Consolador para estar ao lado deles, mas para isso ele precisava voltar para o Pai (Jo 16:7).

Como tudo aquilo que Deus promete ele cumpre, a promessa se cumpriu durante a festa de Pentecostes e diversos homens foram cheios da presença do Espírito Santo de Deus naquele dia (Atos 2:4). A partir daquele momento, eles não eram mais os mesmos, Deus estava dentro deles e, por isso, o Evangelho do Reino de Deus foi proclamado com poder por toda a terra. Não foi diferente com o apóstolo Paulo, que também teve um ministério marcado pela presença do Espírito Santo dentro de si. Certamente, Paulo foi um homem que enfrentou muitas fraquezas, desânimos, dificuldades e tribulações, mas o mesmo homem que afirmou aos Romanos que fomos justificados pela fé, perdoados e adotados, também afirmou que “o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza” (vs 26).

Através da vida de Paulo, o Senhor nos mostra que não é possível completar o chamado dele sem o agir do Espírito Santo em nós. Podemos ser muito habilidosos em diversas áreas, mas habilidades sem a ação do Espírito não servem de nada para o Reino de Deus, Jesus disse que “sem mim, nada podeis fazer” (João 15:5). Porém, se temos o Espírito Santo de Deus em nós, temos tudo. Quando oramos, ele ora por nós, já que não sabemos orar como convém (vs 26). Quando agimos, o Espírito de Deus sabe das nossas limitações e por isso intercede ao Pai em nosso favor, porque é isso que o Pai deseja (vs 27). Isso é magnífico, o Deus criador, que sustenta o universo na palma da mão, escolheu habitar dentro de homens e mulheres limitados como nós.

Ao lermos isso, o nosso coração precisa se encher de gratidão e de desejo por conhecer mais da pessoa do Espírito Santo. Lendo esse texto com seus irmãos, compartilhem uns com os outros como podemos andar mais cheios do Espírito e como podemos agradá-lo em tudo aquilo que fazemos. Além disso, caso alguém ainda não seja batizado com o Espírito Santo, orem por esse irmão ou irmã, sabendo que o Senhor quer que todos nós tenhamos a presença do Espírito em nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *