DCEC: ROMANOS – Vivendo na perspectiva do Propósito de Deus

Semana de 3 a 9 de setembro de 2023

Rm 8:26-30

No estudo da última semana, vimos que o Espírito Santo nos auxilia na nossa fraqueza, intercedendo por nós segundo a vontade de Deus. Por meio da intercessão do Espírito, nossos corações se moldam à vontade do Pai e passam a conhecer o propósito para o qual somos chamados a viver.

O propósito de Deus é fazer convergir em Cristo todas as coisas (Efésios 1:10), até que Cristo sujeite tudo ao Pai (1 Coríntios 15:28), no desfecho perfeito dessa obra que Ele estabeleceu antes da fundação do mundo. O papel da Igreja no propósito de Deus é ser conforme a imagem do nosso Senhor Jesus e, de acordo com o trecho de Romanos 8:28-30, sabemos que todas as coisas cooperam para o bem dos que são chamados segundo esse propósito.

Mas o que são todas as coisas? Ora, todas as coisas são, literalmente, todas as coisas! Família, carreira, lutas, vitórias; tudo coopera. Tudo faz parte de algo maior, ainda que não estejamos vendo. Comece a montar um quebra-cabeças de milhares de peças, coloque poucas peças e pergunte para outra pessoa o que ela vê. É natural que ela não faça a menor ideia de qual será a imagem impressa. Esse quebra-cabeças é a nossa vida, onde Deus está formando, peça por peça, à imagem de Cristo. Não acontecerá em um dia, e surgirão diversas perguntas no caminho, mas a imagem certamente se completará!

Para o quê todas as coisas cooperam? Elas cooperam para o bem! As alegrias da vida são facilmente associadas ao Senhor, pois toda boa dádiva e todo dom perfeito procedem dEle (Tiago 1:17). Mas é difícil entender como derrotas e frustrações podem cooperar para o nosso bem. Uma demissão, uma enfermidade, a perda de um ente querido, de que forma os males nos ajudam? Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e devemos considerar o exemplo do nosso Mestre. Sofremos porque somos filhos e seremos aperfeiçoados. A tribulação produz para nós um eterno peso de glória (2 Coríntios 4:17).

E para o bem de quem cooperam todas as coisas? Para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito! Amar a Deus apenas da boca para fora não nos garante que todas as coisas irão cooperar para o nosso bem, mas se o amarmos em espírito e em verdade, somos chamados para uma vida conduzida pelo Espírito Santo, com a certeza de que seremos por Ele transformados. É indispensável entender que tudo coopera porque nossa vida é um grande quebra-cabeças que está sendo montado pelo nosso Pai. Há um fim proveitoso para tudo o que vivemos; nosso Senhor governa soberano e, se estamos inseridos em sua vontade, podemos andar seguros de que tudo cooperará para o nosso bem. Que maravilha é ter um propósito para viver!

Aproveite o tempo com a Igreja na casa para compartilhar com os irmãos como você tem experimentado essa verdade na prática. Quais situações têm ensinado a você que Deus está no controle? Se existe alguma área da sua vida em que você ainda não consegue perceber a mão do Senhor agindo, compartilhe com os irmãos e orem juntos.