DCEC: Romanos – O fim da lei é Cristo

Semana de 1 a 7 de outubro de 2023

Rm 10:1-4

No texto bíblico desta semana, vamos entrar em uma das declarações mais profundas do livro de Romanos: o fim da lei é Cristo.

A passagem inicia com um clamor profundo do coração de Paulo por Israel: minha súplica a Deus a favor deles é para que sejam salvos. Temos aprendido até aqui que os judeus tiveram muitas vantagens sobre os gentios: a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas e os patriarcas. No entanto, mesmo com tudo isso, experimentaram a rejeição de Deus.

Qual o motivo? Paulo explica que eles desconheceram a justiça de Deus e tentaram estabelecer a sua própria! Ao longo de toda a história do Antigo Testamento, através de cada lei, Deus tinha o desejo de revelar o seu próprio caráter para que, através de Israel, o mundo conhecesse que Deus é Santo e Justo e compreendesse a necessidade de um Salvador.

No entanto, cada mandamento dado era escrito, memorizado e praticado com base na justiça própria, para produzir um sentimento de aceitação. Embora a nação de Israel honrasse a Deus com os lábios e até muitas vezes com as obras, seu coração estava distante dEle.

Nesse momento, precisamos voltar ao início da nossa meditação de hoje e contemplar a resposta perfeita de Deus para o problema do legalismo: o fim da lei é Cristo.

A lei não foi dada para que o homem pudesse se salvar, mas para que pudéssemos conhecer a nossa necessidade de um salvador. Os mandamentos não vieram para justificar, mas com o intuito de denunciar nossa injustiça e revelar que um dia a justiça perfeita de Deus seria perfeitamente revelada em Jesus, tornando-se acessível a todos que se achegam a ele em humildade, com base na fé.

A finalidade da lei é Cristo. O objetivo dela era apontar para o Filho de Deus.

Em Jesus, todo esforço de aceitação com base naquilo que fazemos torna-se desnecessário. Em Cristo, vemos o cumprimento da lei e das promessas. Nele temos a salvação que Paulo desejava para seu povo. A lei dizia: obedeça para ser aceito, mas Cristo nos declara: obedeça porque você já foi aceito.

Use o tempo da igreja na casa para agradecer a Deus pelo descanso que podemos experimentar no Senhor por sermos livres da lei para pertencermos a Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *